Cresce o número de casados

O incentivo às oficializações foi um dos contribuintes para o crescimento

Imagem de capa - Cresce o número de casados

Número de casamentos aumenta e divórcios caem no Brasil, segundo pesquisa divulgada em novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Constatou-se que em 2015 ocorreram 1.137.321 casamentos civis, 2,8% a mais que no ano anterior. O levantamento também registrou 12.221 divórcios a menos que em 2014. De acordo com o instituto, o que contribuiu para esses dados foi o incentivo à oficialização das uniões por meio de ações de prefeituras, cartórios e igrejas.

A Celebração dos Casamentos, realizada anualmente pela Universal, por exemplo, tem ajudado muitos casais a realizarem esse grande sonho.

O que é o matrimônio?

O casamento é um vínculo estabelecido entre duas pessoas que decidem dividir a vida e construir uma nova família. O primeiro passo para oficializar a união é o casamento civil, um contrato regulamentado perante a lei. O homem e a mulher manifestam a vontade de se unirem diante do juiz que os declara casados. Para os cristãos, casar é um compromisso que deve ser apresentado a Deus, por isso celebrar a união na igreja é importante.

Celebração dos Casamentos

Uma vez por ano a Universal realiza a uma cerimônia chamada a Celebração dos Casamentos. Neste ano, no dia 15 de setembro, quase 4 mil casais formalizaram a união na Terapia do Amor, em todo o Brasil.

Também é possível se casar na Universal em outras datas, fora desta celebração. Para isso os noivos precisam seguir algumas orientações. É preciso se dirigir ao cartório, entre 30 a 90 dias antes da cerimônia. Em seguida, podem procurar o Setor de Casamentos do seu estado e dar sequência ao procedimento.

Na Universal o casamento pode ser realizado aos sábados, quando o casal tem exclusividade e pode decorar a igreja conforme desejar ou ser apresentado a Deus no Altar durante a reunião da Terapia do Amor, às quintas-feiras, quando os noivos são chamados para trocar as alianças e receber a bênção de Deus.

Para mais informações sobre celebração fora da igreja é necessário entrar em contato com o setor.

Os noivos também podem escolher a igreja em que desejam casar. Mas, para que tudo ocorra bem no grande dia, é importante verificar a disponibilidade da data. Para mais esclarecimentos, pessoas de todo o País podem entrar em contato pelo e-mail setorcasamentos@sp.universal.org.br ou no endereço sites.universal.org/casamento.

Como casar na Universal?

1- Acesse o site e verifique o contato do setor de casamento de seu estado. Saiba se há disponibilidade da data desejada e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

2-Prepare seus documentos e procure o cartório mais próximo de sua residência de 30 a 90 dias antes da cerimônia na Igreja.

3-Procure o pastor regional de sua Universal até 40 dias antes da cerimônia, com o protocolo do casamento civil agendado e peça uma carta de autorização para a data e o templo da Universal escolhidos.

4-Preencha o formulário online, imprima e leve ao setor de casamentos de seu estado, junto com os documentos exigidos para o processo. Efetue a taxa administrativa que inclui o Curso Casamento Blindado. Feito o curso, tudo estará em ordem. Depois, é só aguardar o grande dia.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Vieira / Foto: Fotolia