Cresce em 142% o número de pessoas em situação de rua no Brasil

Entenda a problemática e descubra como as ações da Universal contribuem para transformar esse cenário

Imagem de capa - Cresce em 142% o número de pessoas em situação de rua no Brasil

O número de pessoas em situação de rua no Brasil atingiu 358.553 em outubro de 2025, representando um aumento de 142% em relação a 2019. O dado divulgado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais, teve como base as informações do Cadastro Único — sistema utilizado para mapear famílias de baixa renda.

A região mais populosa e com mais risco de instabilidade social

Apesar de ser a região mais populosa e com maior oferta de oportunidades econômicas, o Sudeste concentra 60% da população em situação de rua no Brasil. São Paulo lidera o ranking, com 148.730 pessoas nessa condição. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro, com aproximadamente 33 mil pessoas, e Minas Gerais, com 32.685 indivíduos nessa mesma situação de vulnerabilidade.

Uma realidade marcada por dificuldades

Os fatores que contribuem para essa realidade incluem:

  • precariedade econômica;
  • instabilidade emocional, que contribui para o desenvolvimento de dependências químicas;
  • e, em muitos casos, o abandono e a violência familiar.

Os impactos dessa realidade são inevitavelmente prejudiciais — tanto para a sociedade quanto, sobretudo, para a população em situação de rua. Diariamente, essas pessoas enfrentam marginalização, exclusão social e sérias barreiras para acessar serviços essenciais, como alimentação, higiene e saúde. Além disso, encontram grandes dificuldades para conquistar oportunidades de melhoria de vida, como a inserção no mercado de trabalho ou o acesso a programas educacionais.

A reinserção social

Soluções e políticas públicas para enfrentar esse cenário vêm sendo constantemente discutidas. Atualmente, programas de moradia social, capacitação profissional e educação básica estão sendo implementados de forma gradual. No entanto, enquanto essas iniciativas ainda não alcançam todas as 358.553 pessoas em situação de rua, diversas instituições se mobilizam em prol da causa, oferecendo apoio por meio de ações de assistência social.

A Universal em prol da causa

Entre as instituições que atuam na causa está a Universal, que desenvolve o projeto Anjos da Madrugada com o apoio de voluntários do grupo de Evangelização (EVG). A iniciativa oferece suporte material, assistência social e jurídica, além de apoio emocional e espiritual a pessoas em situação de rua — ou seja, aquelas que vivem permanentemente nas ruas.

Como funciona?

A saber, as ações semanais realizadas em diversas localidades do País oferecem banho, roupas limpas, refeições, corte de cabelo, atendimento médico com profissionais da saúde e auxílio na emissão de documentos. No entanto, o ponto alto dos encontros é o momento de reflexão na Palavra de Deus — instrumento que já restituiu inúmeras vidas, inclusive a de voluntários que, no passado, enfrentaram situação semelhante.

Clique aqui e conheça o depoimento de quem viveu essa realidade e teve a vida transformada pela fé.

Confira uma ação recente

Iniciativas pelo Brasil

Como contribuir a causa?

Faça sua doação voluntária clicando aqui ou pelo App Portal Universal. Todo o valor arrecadado é destinado às ações sociais da Universal em todo o País.

Se desejar contribuir de forma ainda mais direta, com seu tempo e dedicação, você também pode se tornar um voluntário. Basta procurar o templo da Universal mais próximo e conversar com um responsável pelas ações.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock e Reprodução/Instagram (@evgbrasil)