Coral da Universal abre evento inter-religioso em Moçambique

Evento teve a finalidade de ressaltar a importância da valorização da mulher e buscar soluções para combater a violência doméstica

Em abril, o governo de Moçambique promoveu um evento inter-religioso, que abordou o papel das igrejas na prevenção e combate à violência doméstica praticada contra a mulher e as uniões prematuras.

Convidado para abrir o evento, o coral Universal, formado por obreiras da Universal, cantou o Hino Nacional de Moçambique e em seguida o Hino de Malawi.

Objetivo do evento:

O evento teve como finalidade recepcionar a primeira-dama da República de Malawi, Dra. Monica Chakwera e ressaltar a importância da valorização da mulher, haja vista ter sido comemorado no dia 7 de abril último, o dia da mulher moçambicana. Além disso, solicitar às instituições religiosas novas formas de agir para se alcançar soluções no que diz respeito à violência doméstica sofrida pela mulher.

O que aconteceu:

Ao discursar, a primeira-dama de Moçambique, Dra. Isaura Nyusi, ressaltou ser “necessário que haja mais movimentos de sensibilização contra a violência doméstica, desenvolvida pelos líderes religiosos no país.”

Na oportunidade, o governo moçambicano reconheceu o quanto as confissões religiosas têm contribuído no exercício ao combate à violência doméstica, enalteceu os esforços e conscientizou a continuidade.

Participação da Universal:

Devido ao bom relacionamento da Universal com o governo de Moçambique é comum ser solicitado o apoio da igreja em eventos com esse. Então, neste especificamente, além de ter contribuído com a apresentação do coral, a Universal ajudou no Protocolo.

Embora o coral – que existe desde 1993 – seja formado por 20 obreiras, apenas 6 se apresentaram, pois havia limitação na quantidade de pessoas na cerimônia.

Depoimento:

“Foi uma honra fazer parte do evento onde estavam duas grandes mulheres que representam duas nações. Aprendi muito o quanto – como mulher – devo crescer e ajudar a nossa comunidade, principalmente nós que somos mulheres de Deus. Além disso, entoar o Hino do Malawi foi um desafio, nunca havíamos feito algo assim, era uma língua nova para nós, porque parte do hino é entoado em dialeto local, mas demos o melhor de nós, e ao ver a alegria da 1ª dama do Malawi na entoação do hino, foi muito gratificante!” disse Lucia Neidy da Silveira Sufiante, uma das integrantes do Coral.

Saiba mais:

Para ficar por dentro do trabalho da Universal no Brasil e no mundo acesse aqui.

(*) Com informações da Universal Moçambique

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal (*) - Fotos: cedidas