Convivendo com as traições?

Imagem de capa - Convivendo com as traições?

No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso aconselharam a aluna Regilaine. Ela é casada há 13 anos, mas já aceitou várias traições do marido. Eles estão juntos, mas vivem um relacionamento cheio de brigas, confusões e desentendimentos. Ela diz que agora seu marido decidiu ir embora de casa sob o argumento de que ela não merece o amor dele.

REGILAINE – Sou casada há 13 anos e, após quatro anos de casamento, descobri que meu marido me traía. Mesmo assim, aceitei continuar com ele. Depois desse fato, descobri mais três traições por parte dele. Passamos dez dias separados e ele pediu para voltar. Eu o aceitei de volta e continuamos vivendo aparentemente bem. Só que dentro de casa havia somente brigas, confusão e desentendimentos. Agora ele está decidido a ir embora de casa e disse que não sou merecedora do amor dele. Estou com dúvidas e tenho medo.

Renato – Você ainda entra em contato com o programa para tentar salvar esse casamento de 13 anos de traições, sendo tratada como um lixo, um resto ou uma sobra? Você ainda quer lutar por esse homem? Acorda para a vida! Ele até já falou que você não merece o amor dele. Ele está maluco.

CRISTIANE – O que eu vejo é que ele não vai mudar e você não merece passar por essa situação. Você com certeza deu várias chances a ele todos esses anos, assim como outras mulheres também fazem. Hoje em dia, há mulheres que pensam que vão conseguir mudar o marido e que serão a heroína que vai salvá-lo da vida errada que ele leva. Elas vão dando chance todas as vezes que ele se vitimiza, que diz que quer mudar e que pede ajuda. Pode ser verdade que ele precise muito de ajuda, mas se ele só reclamar e não mudar, não adianta nada.

RENATO – O mínimo que seu marido precisa fazer é reconhecer que precisa de ajuda e buscá-la. Nós cremos na transformação, na capacidade de mudança do ser humano. Eu sou prova de que o ser humano muda, pois eu mudei. Trabalhamos com casais e solteiros que já fizeram mudanças surpreendentes. Agora, o que há em comum com todas essas pessoas que passaram por uma transformação de caráter e de vida é que todas elas quiseram mudar. Elas buscaram ajuda para mudar, pagaram o preço e sacrificaram seu eu. Damos parabéns para todas elas. Seu marido pode ser uma delas, mas você tem que estabelecer uma condição para ele. Dar um tempo, dizer que ele traiu você, jogar as coisas dele fora e o aceitá-lo de volta dez dias depois, por exemplo, não deu certo. Não é assim que você o ajudará a mudar. Ele só vai mudar se buscar ajuda. Então, coloque essa condição para ele e vá à Terapia do Amor. Você também precisa de ajuda porque uma pessoa que se sujeita a tudo isso há 13 anos não está inteira. Depois, dê o endereço para ele e diga para que ele busque ajuda. Comece consigo mesma, independentemente dele ir ou não. Quem sabe ele se inspira a mudar ao ver a sua mudança.

 

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images