Conexão além das grades
Programa de rádio Momento do Presidiário leva a sentenciados recados de familiares que não podem visitá-los nas penitenciárias
Há 30 anos, milhares de brasileiros que cumprem pena em presídios têm um canal de comunicação com o mundo além das grades: o programa de rádio Momento do Presidiário. A atração é transmitida para todo o Brasil, diariamente, ao vivo, das 21h às 21h40, pela Rede Aleluia. Muitas regiões contam com produção local.
Mas engana-se quem pensa que os destaques são músicas ou notícias. O que atrai a atenção dos ouvintes é a possibilidade de saber informações de seus familiares. O Momento do Presidiário divulga mensagens de mães, filhos, tios e outros entes queridos que não podem ir à penitenciária.
“O programa está no ar há muito tempo para auxiliar os familiares que, muitas vezes, não têm como visitar o parente. O que mais marca são os casos de crianças que choram quando mandam mensagens para seus pais”, conta o bispo Afonso Silva, responsável pela Evangelização nos Presídios e apresentador da atração.
O bispo diz que muitos encontram no programa uma forma de apoio para superar dificuldades e fortalecer a fé.
Gildo Lopes, de 44 anos, (Foto acima) é uma dessas pessoas. Ele deixou a prisão em Araraquara (SP) com novas perspectivas. “Ouvia todos os dias. Através das orações e dos propósitos que eu fazia lá na prisão com Deus, consegui que Ele fizesse com que minha pena fosse reduzida de 3 anos e 9 meses para 1 ano de 6 meses e depois para 4 meses e a liberdade”, relata. Ele voltou ao presídio depois de alguns meses, mas com um novo objetivo: levar a palavra de Deus a homens que ainda estão presos.
O pastor Luiz Aparecido, que apresenta o Momento do Presidiário na região de Ribeirão Preto, reforça a importância da atração. “Muitos familiares usam o programa para comunicar notícias importantes. Muitos presos ficam sabendo do nascimento de filhos e também da morte de parentes”, finaliza.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo