Companheirismo na relação: uma via de mão dupla

Esse foi um dos temas abordados no programa The Love School, exibido neste sábado (9). Assista

Imagem de capa - Companheirismo na relação: uma via de mão dupla

Durante o programa The Love School exibido no último sábado (9), pela Record TV, os professores Renato e Cristiane Cardoso, usaram os exemplos de algumas celebridades para ensinar aos alunos sobre a importância do companheirismo dentro do casamento.

Um deles foi o da atriz Carolina Ferraz, que embora tenha se casado duas vezes, alega nunca ter tido um companheiro de verdade.

De acordo com os professores, uma das principais razões de as pessoas se casarem é o desejo de ter um amigo de fato, um companheiro. No entanto, eles destacam que é preciso entender que para ter uma boa companhia é necessário, também, ser uma boa companhia, pois o companheirismo é uma via de mão dupla.

Para Cristiane Cardoso, o problema é que muitos querem companheirismo, mas não fazem nada pelo companheiro. “Muitas pessoas estão vivendo seus sonhos, suas vidas. Se você quer companheirismo, você também precisa fazer seus sacrifícios. Vocês precisam aprender a serem melhores amigos um do outro. Amizade é ceder, é pensar no bem da outra pessoa”, destaca a apresentadora.

Seja companheiro e não passageiro

“As pessoas confundem companheiro com passageiro”, diz Renato Cardoso, ressaltando que quando o casal não tem um ao outro como melhor amigo é sinal que está faltando companheirismo no relacionamento.

Outra questão levantada pelos professores foi a diferença de personalidades, apontada por muitos casais como o fator principal da separação. A exemplo da influenciadora Mayra Cardi, que anunciou a separação recentemente. Mayra era casada com o ator Arthur Aguiar. Segundo ela, esse foi um dos fatores que contribuíram para o divórcio.

“A verdade é que a maioria dos casais são bem diferentes, porque os opostos se atraem. O problema é que depois do casamento os dois ficam tentando impor o seu jeito ao outro, e isso não funciona. Então, o problema não são as diferenças, mas a imposição das diferenças sobre o outro”, observa Renato.

Aprenda a ceder e a se adaptar

Cristiane destaca que todo casal bem-sucedido no casamento teve que perder um pouco da personalidade que tinha antes de se unir, a fim de o relacionamento funcionar. “É preciso aprender a ceder. Isso é parceria”, afirma.

Infelizmente, as pessoas que não se adaptam, não estão prontas para casar, acrescenta Renato. “Porque a vida é adaptação e se você fica rígido e inflexível diante da outra pessoa, então, obviamente, todos os seus relacionamentos serão temporários, [ou seja] até a outra pessoa te aguentar”, finaliza.

Assista ao programa na íntegra e confira:
imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução e Getty Images