Como ter um avivamento espiritual

A obra traz de forma simples e clara como e por que o cristão deve procurar ter mais intimidade com o Espírito Santo

Imagem de capa - Como ter um avivamento espiritual

Algo que comumente acontece na caminhada do cristão é viver um período de acomodação depois de um tempo conhecendo a Deus. Por essa razão, o Espírito Santo, sabendo das características e limitações humanas, concede aos Seus filhos tempos de avivamento, que servem para restaurar os momentos de maior proximidade e comunhão com Deus. “Esse processo de avivamento do Espírito Santo deve ser uma constante na vida de cada cristão”, diz o Bispo Edir Macedo na obra O Avivamento do Espírito de Deus.
O Bispo esclarece que, por causa da rotina diária, o cristão tende a se distrair com as coisas mundanas. Com isso, desvia o foco do verdadeiro alvo para coisas de menor importância. “Vivemos dias de profundas e rápidas transformações na vida humana, que chegam a mutilar o homem, criado à imagem de seu Criador, transformando-o em uma triste figura”, justifica.
Um avivamento nunca terá início enquanto não houver um desejo sincero de que ele aconteça. A partir do momento que um cristão sente a necessidade de um avivamento espiritual e passa a desejá-lo com todas as forças, há a absoluta certeza que esse desejo está sendo dirigido pelo Espírito Santo. “Avivamento é tornar mais vivo; excitar, despertar e estimular. O Espírito Santo está requerendo de cada um de nós mais ação, vigor, entrega e determinação contra o mal”, destaca o autor.
Como acontece este avivamento?
Muitas pessoas oram e jejuam constantemente para que aconteça um avivamento, mas só isso não basta; é preciso, sobretudo, agir sobre aquilo pelo qual tanto se ora e jejua. “Se ficarmos nestas duas atitudes apenas, esperando que tudo caia do céu, sem nenhuma atitude da nossa parte, nada acontecerá”, orienta o Bispo.
Para que isso aconteça, observe os passos abaixo e consiga alcançar esse avivamento espiritual:
• Vida consagrada: a pessoa deve fazer um exame sincero de sua vida diante de Deus e analisar com a sua consciência onde há falhas ou faltas que apagam a ação do Espírito de Deus. Descoberto o pecado, ela deve imediatamente confessá-lo a Deus, se arrepender e fazer um voto com Ele de não cometê-lo mais.
• Desejo ardente: é preciso requerer a Deus que Ele derrame por completo o Seu Santo Espírito sobre sua vida e que Deus o use de modo abundante.
• Jejum e oração: ore sem cessar para que isso aconteça. Faça jejuns, orações, leia a Bíblia, consagre sua vida e procure ser um exemplo na sua casa e na sua comunidade.
• Batismo com o Espírito Santo: é importante falar a outras pessoas sobre o Batismo com o Espírito Santo e as levar a pedir a Jesus o dom dEle.
• Ter perseverança: mesmo que aparentemente não se vejam sinais do avivamento esperado, não se deve desanimar. Os caminhos que Deus está trilhando nem sempre são compreensíveis de início. Ele pode estar provando se você está ou não determinado a recebê-Lo.

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Fotolia e Divulgação