Como superar os traumas causados por um abuso

Na macrossérie Jezabel, o tema foi abordado por meio do drama vivido pela personagem Raquel. Entenda

Imagem de capa - Como superar os traumas causados por um abuso

Recentemente, a macrossérie Jezabel – que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, pela Record TV, retratou o drama vivido por Raquel, personagem da atriz Sthefany Brito.

A agora esposa do profeta Micaías, que sempre foi uma moça alegre, determinada, destemida e de personalidade forte, após ser vítima de uma violência sexual, passou a ter um comportamento inverso.

A alegria e impetuosidade que eram características de sua personalidade, deixaram de existir. Ela, então, se tornou uma jovem retraída, arredia e depressiva, que vivia amedrontada e atormentada pelo sentimento de culpa.

Como se não bastassem as sequelas emocionais causadas pelo abuso sofrido, ela ainda engravidou do abusador.

Como superar tamanho trauma? Como esquecer o que aconteceu, se todos os dias, ao olhar para aquela criança, ela se lembra de como foi gerada?

Mesmo tendo recebido o apoio e o carinho da família, Raquel não conseguiu superar.  Embora tenha consciência de que o filho não tem culpa do que lhe aconteceu, ela o rejeita, pois sente que é incapaz de amá-lo.

Acompanhe um trecho da história de Raquel em Jezabel:

Apesar de ser uma personagem fictícia, Raquel é o retrato de milhares de mulheres que foram ou ainda são vítimas de abusos, sejam eles físicos ou emocionais.

Contudo, por meio da fé, é possível, sim, alcançar completamente a cura interior e superar todo e qualquer tipo de trauma.

É com esse objetivo que o Projeto Raabe oferece a essas mulheres auxílio psicológico, jurídico e, sobretudo, espiritual.  A fim de ajudá-las a se libertar do sentimento de culpa, curar as feridas da alma, resgatar a autoestima, o amor próprio e fazer do passado triste um exemplo de superação.

Foi o que aconteceu com Josélia Guedes. Conheça a história dela:

Curso Autoconhecimento

Mensalmente, o Projeto Raabe promove ainda o curso Autoconhecimento. O objetivo é ajudar as mulheres a se conhecerem e, assim, terem controle sobre suas emoções. Além de auxiliá-las a vencer traumas e sentimentos causados por más experiências vivenciadas.

Para mais informações sobre o curso, acesse o site oficial do Projeto Raabe.

Para participar da próxima turma do Curso de Autoconhecimento, acesse aqui e preencha o formulário.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images