Como ser amigo de Deus?
Saiba que características cultivar para estar ao lado dEle
No dia 20 de Julho é comemorado o Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade. Durante o ano, no Brasil, ainda existem outras datas que celebram essa união. A Bíblia evidencia, em muitos momentos, a importância de ter bons amigos. Em um deles, diz:
“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.”
Provérbios 18:24
Sobre o tema, inclusive, na Bíblia Comentada do Bispo Edir Macedo, ele faz as seguintes considerações:
“O amigo mais chegado é aquele que demonstra consideração, respeito e amor em todos os momentos. Um dos privilégios da vida é a capacidade que temos em fazer amizades. Na sociedade, o homem é valorizado pelos amigos influentes que possui, por isso todos aprendem desde cedo a viver cercado de pessoas. Porém, mais importante que a quantidade é a qualidade desses amigos. Dessa forma, somente quem tem as virtudes de Deus, como integridade, sinceridade e temor pode se tornar um amigo de verdade. O Senhor Jesus mostrou ser o nosso Amigo Verdadeiro, pois nos teve em tão alta estima que entregou Sua própria vida por amor a nós (Jo 15.13-15). Diante disso, que possamos ter discernimento e maturidade para selecionar e valorizar nossas amizades ao longo da nossa existência.”
Amigo de Deus
E quem pode ser melhor amigo do que o Altíssimo? Mas é possível estar à altura de um Amigo tão Grande e Poderoso? Um exemplo de quem conseguiu realizar esse feito foi Abraão. Em seu blog, o Bispo Edir Macedo lista algumas características vistas no patriarca da fé, essenciais para que haja essa relação. Conheça-as abaixo:
Consideração
O que temos visto são pessoas que vivem como se Deus não existisse, desconsiderando o que Ele diz. Mas Abraão considerava as palavras, orientações e os conselhos dEle, agindo de acordo com eles.
Respeito
Desrespeita-se ao Senhor quando Sua Autoridade e Soberania não são reconhecidas. Mas Abraão O temia, por isso, obedecia e se submetia a Ele.
Lealdade
É uma questão de moral e Abraão cumpria o que prometia a Deus, honrando a palavra que empenhava para com Ele.
Disposição para ajudar
O egoísmo tem imperado, e se as pessoas já não se mostram dispostas a ajudar a quem veem, como contribuiriam para algo que não veem? Mas Abraão tinha tanta disposição para cooperar com o Plano do Pai que sacrificou dia após dia em favor dEle.
Comunicação
A comunicação com Deus torna-se impossível quando se tem uma mente focada nas coisas terrenas. Mas a mente de Abraão estava voltada para as coisas eternas. Por isso, o Altíssimo falava com ele, e ele ouvia a Sua Voz.
Coisas em comum
O mundo ama e promove ideias avessas aos preceitos de Deus. O próprio espírito das pessoas é ruim. Mas o espírito de Abraão tinha conceitos e valores em comum com os dEle. O Criador já observava o comportamento e a índole de Abraão, que eram distintos das demais pessoas daquela época. Por isso, o chamou.
Confiança
A maioria das pessoas manifesta uma fé fraca e emotiva, que se abala diante da primeira situação contrária. Por isso, logo começam a questionar, duvidam e abandonam a Deus. Mas Abraão confiava tanto nEle que creu que a Sua promessa se cumpriria, ainda que viesse a sacrificar o seu único filho no Altar.
Quer saber mais sobre assuntos relacionados à fé? Participe de um encontro em uma Universal. As reuniões são diárias e em diversos horários. Procure a Igreja mais perto de você, clicando aqui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo