Como se livrar do passado?

Muitas mulheres tentam se libertar das marcas dele, mas só Deus é capaz de apagá-las

Imagem de capa - Como se livrar do passado?

O ser humano é guiado pelas situações vividas e, por isso, muitas vezes, fica preso ao que aconteceu no passado e permite que apenas as lembranças negativas faça parte de sua vida e das suas referências. Vejamos como isso ocorre entre as mulheres.

É impossível evitar os acontecimentos negativos, mas muitas, diante deles, não conseguem esquecer os fatos, não conseguem perdoar a quem lhes fez algum tipo de mal, não superam um erro ou uma perda ou não se desprendem de relacionamentos ou amizades que não deram certo, por exemplo. E todas essas prisões fazem com que elas não enxerguem perspectivas para o futuro.

Como saber?
Se você está se questionando se está presa ou não a algo do passado, veja as características abaixo. Elas podem lhe ajudar a identificar qual é a sua situação:

É nostálgica: você lembra o tempo todo daquilo que era bom para você no passado e não consegue ser feliz no presente.

Não faz planos: você tem muita dificuldade de planejar o futuro e fica parada no tempo.

Só fala do passado: ao conversar com alguém, o assunto é sempre o mesmo: reviver o que já passou.

Desenvolveu traumas: você sente que um acontecimento a marcou muito e não consegue curar as feridas deixadas por ele.

Está insegura: este sentimento faz com que você não tente nada novo ou ousado. Se foi traída, por exemplo, tem muita dificuldade de confiar novamente.

Como vencer
Talvez você tenha se identificado com alguma dessas situações, mas está se perguntando como vencê-las. Saiba que o Único que pode ajudá-la é o Espírito Santo, com Seu agir e Seu poder.

Nas Escrituras Sagradas, há vários trechos deixados por Deus para auxiliar e fazer com o que o ser humano não aceite ficar preso ao que aconteceu, mas lute para mudar suas escolhas e superar as perdas e frustrações, como o descrito em Isaías 43.18: “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.”

Entenda que quando você abre mão do que a prende e reconhece que precisa de ajuda, entregando tudo aos pés do Senhor Jesus, o que lhe aflige passa a não ter mais poder sobre você.

O Espírito Santo é fonte de vida e, por isso, é capaz de fortalecê-la para que se levante e continue a sua caminhada sem olhar para trás. Só Ele é capaz de sustentá-la para que consiga olhar apenas para a frente. Com o Espírito Santo você pode obter o discernimento e a sabedoria para se despojar de tudo e depender apenas de Deus. Dessa forma, você saberá como agir, evitar erros e também superar as eventuais decepções que possam lhe ocorrer. Lembre-se: Ele nunca vai lhe entristecer.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty images