Como se livrar da culpa

Asafe ensina a Jeroboão o caminho para alcançar uma consciência limpa diante de Deus e dos homens

Imagem de capa - Como se livrar da culpa

Em Reis – A sucessão, Jeroboão vivia atormentado pela culpa, por ter se infiltrado em Jerusalém, a serviço do faraó do Egito. Pois, embora tenha nascido e sido criado no Egito, Jeroboão tem sangue Israelita, por isso, ele conseguiu facilmente ser admitido como servo no palácio. Para tanto teve que mentir e enganar Salomão e até prejudicar Quimã, seu colega de trabalho.

Situação:

Mas, apesar da farsa, Jeroboão não era uma má pessoa e, justamente por isso, sua consciência não o deixava em paz. Assim, na tentativa de se livrar do peso da culpa ele decidiu apresentar sua oferta a Deus no tabernáculo, mas não esperava ouvir o que ouviu do levita Asafe .

Confira a cena:

O preço a ser pago:

“Eu preciso me livrar da culpa que eu carrego”, disse Jeroboão a Asafe. Ao que Asafe prontamente respondeu: “não se desfaz um sentimento de culpa só com ofertas a Deus. Você precisa primeiro se consertar com quem você errou. Daí sim, você vem e oferece o seu cordeiro como oferta a Deus.”

O problema é que se consertar com as pessoas que ele errou lhe custaria tudo que ele havia conquistado até ali. O prestígio e a confiança do Rei e o seu trabalho no reino. Ou seja, Jeroboão queria se livrar da culpa, sem ter que pagar o preço, e isso não é possível.

  • “É por isso que muitos vivem com a culpa. Você tem que decidir carregá-la pelo resto da vida e ser atormentado por ela, ou pedir perdão, pagar por isso, mas viver com a sua consciência limpa diante de Deus e dos homens”, alertou Asafe.
Arrependimento envolve sacrifício:

O Bispo Renato Cardoso destaca que sem arrependimento não há perdão dos pecados, e arrependimento envolve sacrifícios.

Muitas pessoas tentam compensar os seus erros fazendo caridade, mas Deus não se impressiona com ofertas, cuja intenção é mascarar a real condição do ofertante; essas ofertas são rejeitadas por Deus, alerta o Bispo.

  • “O que Deus Se agrada é da verdade no íntimo. O que significa isso? Sinceridade. Quando a pessoa se arrepende do erro que ela cometeu, a primeira coisa que ela sacrifica é a mentira. Ali começa o sacrifício que agrada a Deus”, assegura.

Felizmente, Jeroboão optou pela verdade e confessou o seu pecado a Davi. Perdeu seu cargo no reino, mas ganhou algo muito mais valioso: uma consciência limpa diante de Deus e dos homens.

Bispo Renato ensina o segredo para mudar de vida:

“Você que quer mudar de vida e está carregando esse peso dentro de si e não aguenta mais? Mas, ao mesmo tempo, você pensa assim: ‘se eu confessar o meu pecado, se as pessoas souberem quem eu sou de verdade, o que eu fiz, eu vou perder tudo, meu nome vai ficar na lama, eu vou ficar muito envergonhado’. Pois é, é o preço, é o sacrifício que agrada a Deus, o sacrifício do seu ego, da imagem pública que você criou, esse é o primeiro sacrifício que tem que oferecer. Mas você tem a garantia de que se você oferecer o seu ‘eu’ a Deus, o seu ego, as mentiras, e externar as verdades do seu íntimo, Ele será misericordioso, fiel e justo para te perdoar”, garante.

A escolha é sua:

“Há um preço a ser pago, mas há uma nova vida esperando você do outro lado do arrependimento. O que você escolhe? Carregar esse peso, que vai ficar cada vez mais pesado sobre você, cujo fim é a morte e o tormento eterno, ou você prefere ficar corado de vergonha por cinco minutos e depois disso a paz? A escolha não é de Deus, a escolha é somente sua”, alerta o Bispo.

Última semana:

Não perca os últimos episódios da 9ª temporada de série Reis – “A Sucessão”. A série é transmitida simultaneamente, às 21 horas, pelo Univer Vídeo e Record. Acompanhe!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução