Como se defender dos erros dos outros?

A sua reação diante de quem quer obter vantagens revela se você confia ou não em Deus

Imagem de capa - Como se defender dos erros dos outros?

Ninguém gosta de ser traído ou ferido. Mas, infelizmente, não há como se blindar dessas situações porque convivemos em um mundo em que o mal reina e as pessoas se sentem, cada dia mais, com liberdade de falar o que pensam, fazer o que querem, ou expor as outras – principalmente nas redes sociais –, sem se importar com as consequências.

Assim, é impossível impedir que uma pessoa ataque você. Contudo, o fato de atingir você ou não dependerá de sua reação. “As pessoas nos julgam pela cor da nossa pele, pelo estudo que a gente não tem, pela igreja a que a gente pertence e pelo lugar onde a gente nasceu. E não é com leis e não é jogando argumentos sobre elas que vai se resolver o problema delas”, apontou a colunista Cristiane Cardoso, em uma meditação disponível no Univer Vídeo.

Dessa forma, entendemos que tentar modificar a opinião dos outros na marra ou levantar bandeiras para forçar a mudança do comportamento alheio é uma verdadeira perda de tempo. Afinal, as atitudes de uma pessoa podem até mudar perante a “lei”, mas os pensamentos dela não serão alterados, ou seja, a raiz daquele problema continuará lá. Assim, só você pode determinar se vai se contaminar com uma ofensa, por exemplo, e dar o “troco”, ou se vai ceder a outra face e deixar que Deus trabalhe a seu favor.

Como lidar com o mau caráter?
Para ilustrar esse assunto, veja o exemplo de Davi. Antes de assumir o trono de Israel, ele se deparou com Abner, chefe do exército de Saul, que era um mau caráter declarado, já tinha feito mal a Davi anteriormente e estava contra ele. Mas, quando Abner percebeu que poderia perder a batalha, decidiu mudar de lado e se aliar a Davi, deixando claro sua característica de aproveitador.

Alguém com pensamento mundano não iria aceitar o apoio e muito menos recebêlo em sua casa. Contudo, Davi – o homem com o coração segundo Deus – assim o fez. Mesmo sabendo de todas as coisas erradas que Abner tinha feito, o recebeu com um banquete e aceitou o acordo proposto. “Davi confiava em Deus a ponto de parecer bobo e Abner se aproveitou da bondade de Davi. Muitas vezes as pessoas se aproveitam de quem tem o coração segundo o de Deus. E você tem que resolver isso, senão, quando você tentar se proteger de pessoas que pensam em usá-la, você vai sempre se frustrar, se decepcionar, ficar triste e guardar mágoa”, comenta a colunista.

Diante de situações como essa, a única atitude que blinda uma pessoa dos ataques e das más intenções dos outros é ter confiança em Deus. Se você percebeu que há alguém que deseja o seu mal, quer prejudicá-la ou que ainda só a trata de uma determinada forma por interesse, não faça nada, como orienta Cristiane: “você tem que decidir não fazer nada, não sentir nada, porque se essa pessoa prejudicá-la, fizer mal a você, usá-la, ela é quem estará errando, e Deus vai cobrar isso dela”.

Então, não deixe que os erros dos outros cometidos contra você mude quem você é. O seu caráter e as suas reações precisam ser moldados pelos ensinamentos da Fé, assim como Jesus nos ensina: “Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra”. (Lucas 6.29).

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso - Foto: Getty images