Como se antecipar às oportunidades?

Saiba o que você pode fazer para aproveitar o momento certo de ascender profissionalmente

Imagem de capa - Como se antecipar às oportunidades?

Em um mercado cada vez mais competitivo, o mínimo que o trabalhador quer é uma oportunidade para mostrar suas qualidades, ter seu trabalho reconhecido, ser remunerado adequadamente conforme suas qualidades e ser promovido de acordo com seu desempenho. Mas nem sempre a ocasião surge no tempo que ele quer ou, pior ainda, ele não está preparado para aproveitá-la quando ela aparece. Outros acreditam que se trata de um jogo de cartas marcadas e que somente a sorte conta para ascender na carreira.

Para a psicóloga Luciane Vecchio, especialista em desenvolvimento humano, empreendedorismo, carreira e liderança, quem conta com a sorte raramente conseguirá chegar ao recrutador e conquistar o emprego desejado. “É essencial buscar desenvolvimento comportamental e técnico e não se acomodar onde e como está por acreditar que está seguro. Dessa maneira, tem mais chance quem se prepara e, principalmente, sabe o que quer e usa estratégias para alcançar o que deseja. Afinal, o tempo é curto e a concorrência é grande”, avalia.

De acordo com Luciane, a formação e o estudo constantes são importantes para galgar novos postos. “Aprender nunca é demais e não ocupa espaço. Formação técnica é essencial, mas já vi muitas pessoas perderem o emprego por causa do comportamento. Então, independentemente do segmento em que atuamos, tudo o que estiver relacionado ao autoconhecimento, principalmente nesse momento de grandes mudanças em que vivemos, deverá ser foco de estudos e poderá ajudar muito”, salienta.

Há algumas competências comportamentais que são úteis em qualquer área e profissão e podem ser usadas para que o indivíduo cresça profissionalmente. “Essas soft skills, como são chamadas, são competências emocionais, mentais e até mesmo sociais que podemos aprimorar e que nos apoiam na melhoria dos relacionamentos e da compreensão de nós mesmos. Desenvolvê-las, portanto, vai trazer a possibilidade de você expandir seus saberes e possibilidades reais de ascensão”, esclarece Luciane.

Há algumas habilidades que aparecem bastante nos processos seletivos atualmente: “comunicação e sociabilidade; empatia e escuta ativa; capacidade de trabalhar e produzir bem em equipe; inovação, criatividade e iniciativa; visão estratégica e sistêmica; adaptabilidade e resiliência; inteligência emocional; gestão de conflitos; saber lidar com estresse; senso de urgência; ser um orientador estratégico de pessoas; gestão do tempo; raciocínio estratégico; e negociação”, elenca Luciane.

Ela também aponta que, nesse processo, as indicações, recomendações e referências não podem ser esquecidas. “A maior parte das pessoas conhece a palavra networking, mas poucas a praticam de verdade ou sabem como fazê-lo. Uma dica prática é elaborar uma lista das pessoas com as quais você tem boa relação, aquelas com as quais quer estabelecer networking e as que desconhece e colocar ao lado de cada nome qual ajuda você poderia fornecer. Você poderá falar com algumas delas, retomar contatos e mostrar como pode apoiá-las”, sugere.

Para os que falam de barreiras para alcançar o sucesso, Luciane pergunta: “você já viu pessoas criadas nas condições mais dificéis terem um tremendo sucesso no futuro? Se perguntássemos o que elas seriam em alguns anos, mesmo no cenário mais adverso, elas diriam algo que ninguém acreditaria e isso só é possível por meio do planejamento, da persistência e do bom uso do tempo. Pessoas bem-sucedidas organizam a agenda semanal muitas vezes no domingo à noite e conseguem focar e produzir de forma muito mais inteligente. Com certeza essas pessoas sabem onde querem estar, até mesmo daqui a 20 anos”, analisa.

Para quem quer ter sucesso na carreira e ainda não sabe qual deve ser o primeiro passo, uma dica é participar do Congresso para o Sucesso, palestra motivacional que ocorre no Templo de Salomão, em São Paulo, todas as segundas feiras, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h, ou na Universal mais próxima de você. Faça como milhares de pessoas que estão sendo bem-sucedidas em seu trabalho depois que encontraram uma nova visão de vida.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes - Arte: Eder Santos