Como saber se seu nome está sujo

Veja como consultar os cadastros de SPC, Serasa, SCPC e CCF

Imagem de capa - Como saber se seu nome está sujo

Quase 60 milhões de pessoas estão com o nome negativado nos cadastros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Esse gigantesco número equivale a 29% dos brasileiros.

Para quem não sabe, as empresas podem incluir o nome e o CPF de um cliente nos bancos de inadimplência a partir do dia seguinte ao vencimento de uma conta não paga. Isso raramente acontece, pois as empresas preferem alertar o cliente antes de cadastrá-lo no SPC, no Serasa, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF) – principais órgãos de orientação aos credores.

A crise financeira dos últimos anos e a falta de emprego que atinge 27,7 milhões de pessoas (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) fizeram com que a inadimplência crescesse no país. Entretanto, muitas vezes o próprio inadimplente não sabe se está com o “nome sujo”.

Para essa informação, cada banco cadastral tem uma orientação diferente. Conheça-as:

SPC

O serviço mais popular de proteção ao crédito do país oferece duas maneiras gratuitas de saber se o seu nome consta em seus cadastros. A primeira é em suas agências físicas. Consulte os endereços clicando aqui.

A segunda é via aplicativo para smartphones que utilizam sistema operacional Android. O nome do app é SPC Consumidor.

Serasa

Já a Serasa Experian permite que o cidadão consulte seu CPF tanto no site da instituição quanto no app, disponível para Android e iOS.

Com essas ferramentas o usuário pode saber qual empresa cadastrou o débito.

SCPC

O SCPC também permite que os brasileiros consultem seu CPF via aplicativo, nesse caso o GuiaBolso, disponível para iOS e Android. Basta acessar a ferramenta “Radar CPF” no app para ter acesso aos seus dados cadastrados.

CCF

Por fim, o CCF só pode ser consultado pessoalmente nas agências do Banco Central (BC) ou em instituições financeiras. Essa informação deve ser transmitida gratuitamente. Para conhecer os endereços do BC clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: iStock