Como resistir às investidas do diabo?

Deus quer cumprir o sonho dEle na vida de Seus Filhos, mas, para isso, é preciso confiar nEle acima de tudo

Imagem de capa - Como resistir às investidas do diabo?

A Palavra de Deus orienta no livro de Tiago, capítulo 4, versículo 7, o que é preciso fazer para resistir às investidas do diabo: “Portanto, sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” Segundo o dicionário, resistir significa opor-se ao adversário, não fugir, manter-se firme e não sucumbir ou ceder. O verbo sujeitar significa tornar-se sujeito, dependente e obediente, subjugar, submeter. Isso quer dizer que a única maneira possível de resistir ao diabo é se sujeitando a Deus, obedecendo-O e confiando totalmente nEle.

O problema é que muitos cristãos pensam que o diabo tem desistido da alma deles pelo fato de terem se convertido ao Senhor Jesus. Isso é um engano. Uma vez que ele não pode atacar a Deus e não tem mais chance de obter a Salvação, a luta dele para derrubar os filhos de Deus é ainda maior. A tentativa do diabo é agredir a Deus mesmo que seja indiretamente. Então, ele pressiona os escolhidos do Senhor de diversas formas para que eles voltem a cometer o pecado. Dessa forma, começam as investidas dele para que a pessoa
caia em tentação.

Só que a escolha de ceder às pressões do diabo é responsabilidade de cada um. Deus é fiel e quer cumprir o sonho dEle na vida de Seus Filhos, mas é preciso confiar nEle, mesmo quando tudo ao redor parecer ser contra isso.

Como colocar em prática?
Em seu programa Palavra Amiga, transmitido pela Rádio Rede Aleluia e pelo Facebook, o Bispo Edir Macedo indicou três armas que o Senhor Jesus utilizou para vencer Satanás durante o período em que esteve no deserto. “Obviamente, o Senhor Jesus poderia ter utilizado a Sua autoridade como Deus para enfrentá-lo, mas Ele desejou deixar esses três exemplos para nós. Deus, na pessoa do Espírito Santo, nos deu armas da Fé. Essas armas não são filosofias. Não adianta usar as armas do diabo contra o diabo. Se você for tomar satisfação das injustiças, vai entrar no território do diabo e perder”, alertou o Bispo.

Uma das armas utilizadas pelo Senhor Jesus foi o jejum, como está escrito em Mateus 4.2: “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.” Isso quer dizer que quando nos abstemos de algo de que gostamos e precisamos, embora nossa carne sinta falta, o nosso espírito se fortalece. Por isso a importância de tomar essa atitude ao passar pelas tentações.

Outra arma poderosa para combater o que é espiritual é a oração. É por meio dela que podemos entregar nossas dificuldades na mão de Deus. “Enquanto Ele (Jesus) estava jejuando, estava orando. Então, Ele jejuou, Ele orou e, quando o diabo apareceu, Ele usou a Palavra de Deus”, descreveu o Bispo Macedo.

Palavra de Deus
A terceira arma é a Palavra de Deus, conforme está escrito em Mateus 4.4: “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

Quando lemos o que está descrito na Bíblia, Deus fala conosco. Só assim conseguimos ficar atentos à Sua vontade e não ficamos disponíveis para as investidas do mal.

Portanto, jejue, ore e se alimente da Palavra de Deus para resistir sempre ao diabo. Independentemente dos problemas que você carrega, mantenha-se na Fé, como orienta o Bispo Júlio Feitas em seu blog: “está escrito aí, tanto na sua Bíblia como na minha: resisti ao diabo com as suas tentações, mentiras e propostas. Como? Firmes na Fé. (1 Pedro 5.9). Então, não se preocupe com o amanhã. Preocupe-se com o hoje, com o agora, e o amanhã estará garantido”.

Se permanecer obedecendo a Deus e colocar em prática essas ferramentas, você não cederá ao mal e às tentações vindas dele e vai se manter firme até a volta do Senhor Jesus.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Getty Images