Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 8 de dezembro de 2019 - 00:05


Como reduzir as despesas economizando gás?

Confira dicas para começar a poupar antes mesmo do início do novo ano

O próximo ano está chegando e talvez seja o momento de estabelecer algumas resoluções. Uma delas pode ser economizar com os gastos em casa. Uma sugestão é começar poupando gás, pois o valor do produto foi reajustado em 4% na última semana de novembro, o que pode pesar no orçamento das famílias brasileiras.

Para dar algumas dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia, a Folha Universal conversou com a personal organizer Giuliana Lopes. Ela sugere, por exemplo, seguir as instruções para uso das panelas e as dicas de cozimento contidas nas embalagens dos alimentos.

“Para cozinhar de forma mais rápida feijão e outros alimentos que levam tempo para ficar prontos, por exemplo, use a panela de pressão.

O tempo de cozimento ao usá-la é imbatível. A redução pode chegar a 50%. Por isso, você consegue economizar gás. O arroz que em uma panela convencional leva 40 minutos, dependendo da quantidade, cozinha em 20 minutos na panela de pressão. Mas ela precisa estar regulada, sem borracha ressecada e com as válvulas funcionando perfeitamente”, adverte.

Outra dica é observar o tamanho das panelas e a quantidade de alimentos colocados nela: “se a panela for muito grande e você for fazer uma quantidade menor de comida, use uma panela convencional pequena”, orienta. Também é importante verificar a cor da chama: “ela tem que estar sempre azul. Se ela estiver alaranjada ou amarelada, você está perdendo gás. A boca pode estar entupida por causa de algum alimento.

Em alguns casos, será preciso trocar a trempe (suporte metálico que sustenta a panela no fogo) que pode estar empenada ou até mesmo o fogão, se ele estiver muito velho e danificado”, recomenda. Por último, ela indica que, ao utilizar o forno, você não fique abrindo e fechando a porta para não provocar perda de calor. “A variação de temperatura aumenta o consumo do gás. Com essas dicas, você conseguirá obter um rendimento de até 50% do gás. Faça o teste”, afirma a consultora.


  • Eduardo Prestes / Arte: Eder Santos 


reportar erro