Como reduzir as despesas economizando gás?

Confira dicas para começar a poupar antes mesmo do início do novo ano

Imagem de capa - Como reduzir as despesas economizando gás?

O próximo ano está chegando e talvez seja o momento de estabelecer algumas resoluções. Uma delas pode ser economizar com os gastos em casa. Uma sugestão é começar poupando gás, pois o valor do produto foi reajustado em 4% na última semana de novembro, o que pode pesar no orçamento das famílias brasileiras.

Para dar algumas dicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia, a Folha Universal conversou com a personal organizer Giuliana Lopes. Ela sugere, por exemplo, seguir as instruções para uso das panelas e as dicas de cozimento contidas nas embalagens dos alimentos.

“Para cozinhar de forma mais rápida feijão e outros alimentos que levam tempo para ficar prontos, por exemplo, use a panela de pressão.

O tempo de cozimento ao usá-la é imbatível. A redução pode chegar a 50%. Por isso, você consegue economizar gás. O arroz que em uma panela convencional leva 40 minutos, dependendo da quantidade, cozinha em 20 minutos na panela de pressão. Mas ela precisa estar regulada, sem borracha ressecada e com as válvulas funcionando perfeitamente”, adverte.

Outra dica é observar o tamanho das panelas e a quantidade de alimentos colocados nela: “se a panela for muito grande e você for fazer uma quantidade menor de comida, use uma panela convencional pequena”, orienta. Também é importante verificar a cor da chama: “ela tem que estar sempre azul. Se ela estiver alaranjada ou amarelada, você está perdendo gás. A boca pode estar entupida por causa de algum alimento.

Em alguns casos, será preciso trocar a trempe (suporte metálico que sustenta a panela no fogo) que pode estar empenada ou até mesmo o fogão, se ele estiver muito velho e danificado”, recomenda. Por último, ela indica que, ao utilizar o forno, você não fique abrindo e fechando a porta para não provocar perda de calor. “A variação de temperatura aumenta o consumo do gás. Com essas dicas, você conseguirá obter um rendimento de até 50% do gás. Faça o teste”, afirma a consultora.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Eder Santos