Como os pais devem lidar com os erros dos seus filhos

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso durante recente reunião

Normalmente, uma das coisas que mais enraivece os filhos são os castigos. É notório que os pais têm autoridade, no entanto, devem exercê-la com sabedoria. Pois, os filhos precisam ser instruídos, de forma adequada para a sua idade, quanto à fé e à vida. A Palavra de Deus diz:

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6: 4)

Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (15), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso explicaram como é importante os pais saberem a diferença na hora de aplicar um castigo ou uma correção.

“Castigo é você punir a pessoa por ela ter errado. Correção é você mostrar uma maneira melhor (de como deve ser feito). O que normalmente irrita os filhos é o castigo, porque tem pouco aprendizado. Leva a pessoa a sentir algo ruim contra o castigador. Mas, a correção, apesar de muitas vezes também não agradar, tem um benefício. Se uma pessoa é corrigida, e é inteligente, (…) ela vai pensar ‘é ruim saber que eu errei e tenho que mudar, mas é para o meu bem'”, destacou o Bispo.

Lidar com o erro dos filhos

No relacionamento entre pais e filhos, é importante evitar um tratamento injusto. Muitas vezes, os filhos se tornam resistentes aos ensinamentos, porque recebem castigos excessivos. Cristiane alertou que as crianças não têm estrutura para lidar com a ira de pai e mãe e, por isso, a Bíblia fala diretamente aos pais como devem agir na criação dos seus filhos.

“Quando o pai castiga o filho, normalmente, é porque está com raiva; e não para corrigir ou ajudar (…) Por isso, que ele (o filho) não aprende nada. Porque sente essa raiva que você (pai ou mãe) tem e se sente injustiçado. A criança não tem estrutura para lidar com a ira dos pais (…) E a Bíblia fala para os pais. Porque o pai e a mãe têm estrutura, sabem mais — deveriam saber — , têm a maturidade para lidar com o erro dos seus filhos”, comentou.

A seguir, assista ao vídeo com a mensagem na íntegra:

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema e receber orientação para o seu relacionamento familiar?

Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

Para outras localidades, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Istock