Como o servo de Deus é forjado
Entenda o modo de operar do Espírito Santo para preparar aqueles a quem deseja usar
Na reunião de obreiros do último sábado (19), o Bispo Adilson Silva deu início ao estudo do capítulo três do livro “Eis-me aqui, Senhor”, do Bispo Edir Macedo, intitulado de “Jesus como servo”.
Nele, o Bispo Macedo explica que a trajetória do Senhor Jesus como servo nos revela como o verdadeiro servo de Deus é forjado. Vejamos:
1 – Ele nasceu do Espírito Santo (Mateus 1:18)
2 – Foi batizado nas águas e com o Espírito Santo (Mateus 3:16)
3 – Foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto (Mateus 4:1)
4 – Viveu para fazer a vontade do Pai (João 6:38)
5 – Morreu e consumou a obra da salvação vencendo a morte, o mundo e o inferno (Isaías 53:7-9 e João 19:30)
6 – Ele se assentou à direita do Deus Pai (Hebreus 1:3)
7 – Enviou o Seu Espírito para guiar os Seus discípulos (Atos 2:1-4)

O modo de operar do Espírito Santo
Diante disso, vemos claramente o modo de operar do Espírito Santo na vida daqueles que deseja usar na Sua obra.
O Bispo Adilson destaca que na Bíblia, por exemplo, vemos dois tipos de fé. Aquela que provoca milagres, como o que aconteceu com a mulher hemorrágica. E a fé que leva à salvação e a uma vida toda a serviço de Deus, que foi o caso de Moisés.
No caso da mulher hemorrágica, após receber o milagre não vemos mais nenhuma menção dela nas Escrituras, que aliás não cita nem o nome dela. Já no caso de Moisés Deus fez questão de registrar na sua Palavra toda a vida dele, desde o nascimento até a sua morte.
“A vida de Moisés serve como uma referência de fé para ser salvo; fé para ser usado por Deus, não é fé para resolver problemas, mas fé para viver uma vida toda com Deus. A mesma coisa a vida de Abraão, Jacó, de José e tantos heróis na fé”, observa o Bispo.
Jesus: nossa maior referência de servo
Ou seja, o modo de operar do Espírito Santo para formar um servo sempre foi o mesmo: permitir que ele passe por lutas, porque são nelas que o servo é moldado, forjado, lapidado, e cresce.
Então, Deus nos prepara para que tenhamos estrutura para o que Ele quer fazer através de nós. Pois, como um bom Pai, Ele não faz nada do dia para a noite. Portanto, o servo de Deus ou a pessoa que quer servir a Deus tem que ter consciência que vai enfrentar lutas e dificuldades.
Contudo, o Bispo Adilson destaca que de todos os servos mencionados na Bíblia, o Servo modelo, o principal, que é padrão para nós, é o Senhor Jesus. Desde o seu nascimento até subir aos céus, Ele passou por diversas situações. Foi levado ao deserto, tentado, injustiçado, humilhado, etc.

Como o servo de Deus é forjado
“Então, quando você diz assim: ‘Deus me usa, eu quero ser usado por Ti!’. Prepare o ‘lombo’, porque quanto mais você for usado por Deus, maior será o seu sacrifício, maiores serão as provas que você irá enfrentar, piores serão os desertos que você vai passar. Mas isso tudo vai ser útil para você”, avisou. E ainda afirmou: “Para você ficar mais forte, vai ter que passar por tempestades, lutas, dificuldades. Essas dificuldades te trarão experiência, amadurecimento. E quando chegar alguém para você e falar de uma situação que ela está vivendo, você vai saber exatamente o que falar.”
Para finalizar, o Bispo aconselha àqueles que querem servir a Deus a não se iludirem, pois embora seja um privilégio, a vida do servo de Deus não é fácil. Portanto, quando vierem as lutas e as provações, em vez de ficar desesperado, reclamar ou murmurar, creia que tudo coopera para o seu bem e que tudo isso lhe servirá de alguma forma lá na frente.
Para assistir essa e outras reuniões do Templo de Salomão, acesse o Univer Vídeo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo