Como manter o foco para ter sucesso com a sua empresa?

Saiba por que é importante ter objetivos definidos e o que fazer para alcançá-los

Imagem de capa - Como manter o foco para ter sucesso com a sua empresa?

De cada quatro empresas abertas, uma fecha antes de completar dois anos de existência. Na atual crise do novo coronavírus, mais de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas, de acordo com um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e

Pequenas Empresas (Sebrae), em abril de 2020. Além da crise, um dos fatores que podem contribuir para a derrocada dos empreendimentos é a falta de foco. Ele é fundamental para quem quer montar o próprio negócio, pois serve para a criação dele, para o dia a dia da empresa e também para a sua expansão.

Para o life and professional coach Emanuel Quiróz, coautor do livro Realize-se, antes de pensar em manter o foco é preciso ter claro o que você quer. “Faça um estudo do seu objetivo e veja se ele é viável. Considere que existem pessoas que têm objetivos fantásticos, mas o ideal é começar a trabalhar com a realidade. Essa mensuração é fundamental, pois vai facilitar a sua busca”, explica.

O passo seguinte é planejar como alcançar esse objetivo, estabelecendo metas. “Não adianta ter um objetivo e traçar metas sem saber que passos você deve seguir. A verdade é que muitas das respostas para essas questões estão conosco. Cada um vai encontrando-as à medida que vai se estruturando e estabelecendo um tempo para que se realizem. Para que isso aconteça, também é importante o autoconhecimento. Ele nos dá o senso de limite e também o senso de capacidade sempre que estivermos fazendo algo”, analisa.

É preciso considerar que problemas do dia a dia e distrações que levam à procrastinação, como as redes sociais e a própria internet, quando mal utilizadas, podem resultar na perda de foco. “Mas há outro fator: o medo. Ele é um veneno para tudo. O medo de errar e da situação econômica pode deixá-lo paralisado e quem teme a derrota já está perdido. É importante estar preparado e acreditar na sua capacidade para jogar o medo para escanteio. Você pode até pensar: ‘e se der errado?’ Se isso acontecer, você tenta de outra forma”, aconselha.

Na opinião do especialista, é fundamental estar com a autoestima elevada. “Se estamos bem, buscamos uma solução. Outro aspecto que ajuda a manter o foco é fazer a correção das metas de tempos em tempos. Vencer uma meta nos deixa mais perto do objetivo. Para isso, é preciso ter muita concentração. É como o caçador: ele mira naquilo que interessa e vai acompanhando o alvo sem perdê-lo de vista. Isso também vale para a vida de forma geral”, reflete.

Quiróz avalia ainda que atualmente há muita informação em diversos canais que podem ajudar: “as pessoas que querem atingir o seu objetivo têm facilidade de obter bons conselhos de bons profissionais na internet, na literatura ou em vídeos e de quem já trilhou o caminho e está mostrando como fazer. Basta procurar”.

Ele ainda dá uma orientação final: “o conselho é sempre acreditar que somos capazes de realizar algo. Quando erramos, o primeiro passo é admitir isso, mas sem nos autossacrificarmos ou autopunirmos. Precisamos ter autocrítica para perceber o que não está certo e mudar, sem entrar em um ciclo de sofrimento. Nada do que é feito com esse sentimento pode ser positivo. Ele não faz parte de uma vida plena a caminho da felicidade”, opina.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty images