Como lidar com o pré-julgamento na relação entre pais e filhos

Confira o ensinamento deixado pelo Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, durante a bênção aos pais e filhos, no Templo de Salomão

Imagem de capa - Como lidar com o pré-julgamento na relação entre pais e filhos

Durante reunião no Templo de Salomão, no domingo último (18), o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a injustiça de um pré-julgamento no âmbito familiar e como pais e filhos podem lidar com isso.

“O pai já pré-julgar o filho e condená-lo sem nem saber realmente o que aconteceu, e vice-versa. Pais que julgam mal os filhos que, por sua vez, julgam mal os pais. Porque já vêm carregados de um pré-conceito, um pré-julgamento (…) mas, essa bagagem já está dentro de você e, então, você acaba sendo injusto com a outra pessoa”, explicou o Bispo Renato.

Não julgar pelo que vê e ouve

Em seguida, Cristiane comentou que, no geral, as pessoas pensam que podem julgar pelo que veem e ouvem. “A gente viu, ouviu, soube, talvez, do passado daquela pessoa, do que já aconteceu com ela, então, a gente une essas informações e acha que tem o direito de julgar”, disse.

E que, ao fazer isso, porque acreditam que conhecem bem o familiar, cometem um engano. “Porque a sensação que dá quando você é julgado é assim: ‘o que eu fizer, serei sempre julgado, então, não vou me preocupar em mudar’. Você acaba fazendo a pessoa desistir de mudar, porque já a está julgando (…) Quando você julga o seu filho/pai, você está sendo injusto”, pontuou.

Deus avalia o coração

Diferentemente de quando Deus olha para nós e avalia o coração, que ninguém consegue ver ou ouvir porque está no nosso interior. “Quando Deus olha para a gente, Ele vê o contexto. Ele não avalia só um lado da história que é o que se vê, o que se ouve e o que se sabe. Ele vê dentro”, explanou Cristiane.

Por sua vez, o Bispo Renato explicou que “o Único que pode realmente fazer justiça é Deus. Porque Ele não julga só pelo que vê e nem pelo que ouve, como o ser humano faz”. Então, como pais e filhos podem lidar com esse problema dentro de casa?

“Não quer dizer que você não vai ser justo com o seu filho, procurar dentro do melhor possível fazer o que é certo, ter regras dentro de casa, não vai dar correção. Mas, que você não venha se precipitar. Não passe sentença, não condene a pessoa. Dê o benefício da dúvida e por mais que você tenha a reação de querer julgar, você tem que respirar e orar”, concluiu.

Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra:

Orientação para pais e filhos

Quer saber mais sobre o tema e receber orientação para o seu relacionamento familiar?

Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para as famílias.

Para outras localidades, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: IStock