Como lidar com o marido acomodado?

Imagem de capa - Como lidar com o marido acomodado?

Na Escola do Amor Responde desta semana, a aluna afirma que o marido não quer trabalhar e ainda exige que ela seja uma esposa exemplar. Renato e Cristiane Cardoso aconselham quanto à necessidade de conhecer muito bem o histórico da pessoa com quem você pretende se casar para não encarar os mesmos problemas enfrentados em relacionamentos anteriores.

Aluna – Estou casada há quase três anos e meu esposo não quer trabalhar. Só fica assistindo televisão e, quando faço cobranças, eu é que estou errada. Quando ele trabalha, enrola no serviço e, se peço ajuda em algo, ele diz que não está a fim. O pior é que nossas brigas são constantes, pois ele quer que eu seja a esposa ideal e que o satisfaça em tudo. Tudo pode faltar em casa, menos o prazer dele. Estou fria e desanimada com o casamento. Me ajudem, por favor. Este é o terceiro casamento dele e todas as ex o traíram.

Cristiane – Uma dica para você que ainda não casou é descobrir como eram os relacionamentos anteriores da pessoa. É muito comum você ouvir apenas um lado da história e pensar que a pessoa é a vítima porque você não sabe todo o contexto. Se seu marido é assim com você e estão casados há três anos, ele sempre foi assim.

Renato – Outra dica para as mulheres e para os homens: uma das definições mais básicas do que é ser homem é que ele é provedor. Ele tem a responsabilidade de prover a família. Atualmente, a mulher também compartilhar os gastos da casa e é excelente, mas, independentemente da modernidade, o homem sempre foi definido por sua força e por sua capacidade de proteger e prover sua família. O homem que não faz isso não é homem. Nasceu somente com o sexo masculino, mas ainda não se tornou homem. As duas coisas são diferentes.

Cristiane – A verdade é que o seu marido já era assim. Você provavelmente achou que ele mudaria e esse foi o seu erro. Infelizmente, você mesma se colocou nesta situação e agora tem que lidar com ela. Pelo que você relata, seu marido é preguiçoso, não trabalha, é machista e deseja que você faça tudo o que ele quer. Você não viu isso antes ou não quis ver e agora está pagando as consequências.

Renato – Você deve, no mínimo, cortar as regalias dele: pare de pagar a televisão e as contas dele. Se ele a trata de forma abusiva, saia da casa ou coloque-o para fora. Você se casou com ele, mas antes de jogar tudo para o alto, tente forçar. Tente atingi-lo onde dói. A atitude dele é de preguiça. Tire as regalias e pare de ser a mãe dele, que dá tudo e ainda dá prazer. Imagino que você também se referiu ao sexo. Quando ele reclamar, diga a ele que faça a parte dele, que não irá sustentá-lo nem carregar ninguém nos ombros. Permaneça firme em sua posição: ele vai acordar ou piorar. Caso ocorra a última alternativa, caia fora, pois você está em um relacionamento abusivo e levando uma pessoa nas costas.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Gettyimages