Como lidar com a culpa

Como ser consolado pela morte de um filho? E quando você pensa que essa morte foi por sua culpa?

Imagem de capa - Como lidar com a culpa

A primeira vez que a culpa apareceu na história da humanidade foi lá no Jardim do Éden. Quando Adão e Eva comeram o fruto proibido e imediatamente sentiram vergonha e medo. Reações estas que para nós são bem comuns, mas para eles, que eram perfeitos até então, completamente contrárias a sua natureza.

A culpa faz isso. Ela muda a sua vítima. Muitos lidam com ela tentando anulá-la com ostentação, beleza, popularidade e sucesso. Por isso que para muitos, nada é o suficiente. Quanto mais tem, mais quer. Quanto mais linda, mais linda quer ficar. Quanto mais famoso, mais famoso tem que ser. Quanto mais sucesso, mais sucesso se busca. Na verdade, estão tentando cobrir a culpa que carregam…, mas não é assim que se lida com ela.

Só Deus pode lidar com a culpa de uma pessoa, pois ela na verdade é uma dívida que ela tem com Ele. Foi para isso que Ele enviou o Seu Filho Amado, para que pudesse fazer o que foi feito com aquele animal que foi morto para cobrir a nudez de Adão e Eva, morrer por nós. Ele não fez isso para ser um mártir, nem para chamar a atenção do mundo. Jesus morreu e ressuscitou por nós para que possamos hoje viver sem essa dívida.

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9

Mas não é só aceitar, agradecer e vida que se segue…

“Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu.” 1 João 3:6

imagem do author
Colaborador

BLOG DE GÊNESIS | Do R7 / Foto: BLAD MENEGHEL/RECORD TV