Como ler a palavra de Deus

Mais do que um livro, a Bíblia nos apresenta um Deus inigualável e é por meio dela que Ele fala conosco de uma forma especial e particular. Entenda sua importância e como encontrar direção a cada leitura

Imagem de capa - Como ler a palavra de Deus

Desde a criação do mundo, Deus se comunica com a Humanidade. A princípio, Adão e Eva ouviam a Voz do Próprio Deus e conversavam com Ele pela viração do dia (Gênesis 3.8). Já em Gênesis 12 lemos que, ao falar com Abraão, Deus lhe fez promessas; Moisés escutou o chamado de Deus para libertar Seu povo (Êxodo 3.4); e Josué ouviu do Senhor palavras de coragem e ânimo (Josué 1). Ao longo do Velho e do Novo Testamento, Deus Se mostra sendo a própria Palavra, o Verbo: “e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. (João 1.1). Assim, percebemos Sua Voz a nos chamar, ora nos dando consolo, ora nos dando orientações valiosas; ora chamando nossa atenção para nosso estado espiritual, ora nos convidando a renovar nossa aliança com Ele. Em Sua Palavra, podemos ouvir a Voz de um Pai misericordioso que conhece e ama Seus filhos, que nos alivia e nos conduz a um caminho assertivo ainda que em meio a tantos desafios e dificuldades. Ele também fala aquilo que precisamos ouvir, mas que nem sempre gostaríamos de saber.

Esse mesmo Pai deseja falar conosco atualmente e nós possibilitamos que Ele faça isso por meio da leitura e meditação na Bíblia. Com o início de um novo ano, vale a pena priorizar Quem nos quer bem o ano todo e desenvolver essa intimidade tão necessária para mantermos um relacionamento com Ele: por meio da oração, falamos com Ele e, por meio da leitura da Bíblia, Ele fala conosco.

À PROVA DO MUNDO
Enquanto muitos livros tornam-se obsoletos e caem no esquecimento, a Palavra dEle se mantém mesmo diante de muitas tentativas de descrédito e ataques. O filósofo francês Voltaire escreveu que, em um espaço de 100 anos, a Bíblia seria varrida da nossa existência – não haveria nenhum exemplar, a não ser nas prateleiras, vitrines e amostras em museus. Já o político norte-americano Robert Ingersoll, em meados do século 19, achou que, em 15 anos, a Bíblia teria sido “enterrada em um necrotério”. Muitos foram os governantes e “revolucionários” que apreenderam, proibiram e até queimaram Bíblias (como ainda ocorre na China e Coreia do Norte), mas a Bíblia vive! Inclusive, a Palavra de Deus não emudece e se renova a cada dia – Ela é viva e eficaz, capaz de discernir pensamentos e intenções. (Hebreus 4.12). Nela, conhecemos o caráter de Deus, Seus planos para nós e recebemos todo cuidado para que a nossa Fé esteja bem alicerçada. Também conhecemos histórias e dilemas nos quais conseguimos nos enxergar. Nela, não encontramos uma cartilha de obrigações, mas liberdade como escolha e respostas para diversas questões. A Palavra de Deus, verdadeiramente, nos empodera.

INSUBSTITUÍVEL
Mesmo a Bíblia sendo a obra literária mais lida da História, não são todos que extraem para si o melhor de Deus por meio de Sua leitura. Muito mais do que um livro, a Palavra de Deus traz o Seu Espírito. Por isso, além de entender a importância das Escrituras Sagradas, é preciso compreender que se trata de um livro diferente de todos os outros e, portanto, a leitura deve ser especial.

Recentemente, o Bispo Edir Macedo pontuou que “o poder da palavra é muito grande” e que as pessoas nem sempre entendem “o poder que as palavras têm”. No entanto, com a palavra, “você pode matar uma pessoa sem tocar nela. Se a palavra do homem tem o poder de tirar uma vida, a Palavra de Deus tem poder para dar vida àquele que nEla crê”. Leia ao lado algumas orientações para que essa leitura seja, de fato, transformadora.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Arte: Edi Edson