Como exercer uma boa liderança?

Saiba transformar obstáculos em oportunidades de crescimento

Imagem de capa - Como exercer uma boa liderança?

Nem todos desejam ocupar cargos de chefia, mas, quando alguém é promovido e passa a liderar uma equipe, assume também responsabilidades que exigem preparo. O primeiro desafio é, sem dúvida, unir e engajar o grupo em torno de um propósito comum, garantindo que cada colaborador sob sua gestão seja produtivo e, na medida do possível, encontre satisfação naquilo que faz. Além disso, há a expectativa por resultados positivos, algo que a empresa certamente cobra. Considerando isso tudo, surge a seguinte pergunta: é possível se preparar para ser líder?

Fundamento

Para a psicóloga Jéssica Palin, especialista em saúde emocional corporativa, mentora de líderes e fundadora da plataforma IntegraMente, a liderança é fundamental para a organização. “Ela influencia no controle de qualidade e no planejamento estratégico de qualquer empresa. Ser líder é servir a equipe, oferecendo suporte, treinamento e verificando a qualidade do trabalho. Um bom líder se prova pela capacidade de sua equipe de produzir e evoluir mesmo na sua ausência, depois de ter sido bem capacitada e treinada”, diz.

Líder x chefe

Ela também deixa clara a distinção entre ser chefe e ser líder: “Chefe é um termo que está associado a uma figura autoritária que apenas manda e espera resultados, sem servir ou treinar a equipe. A imagem é frequentemente pejorativa e costuma gerar um ambiente tóxico. Já o líder tem uma mentalidade de proximidade com o liderado, buscando extrair o melhor de cada um, identificando potencialidades e gargalos. Ele está presente para guiar e desenvolver”.

Equilíbrio

Jéssica exemplifica algumas habilidades básicas que o líder deve ter: “Líderes precisam de autoconhecimento e equilíbrio emocional para trabalhar sob pressão sem causar tensão na equipe. Não se pode liderar outros sem liderar a si mesmo. Essa é a base para o equilíbrio e a comunicação eficaz. O líder precisa ter conhecimento técnico evoluído na sua área para poder cobrar e corrigir o trabalho da equipe, além de saber delegar quando necessário, o que requer confiança na equipe e disposição para corrigir no processo”, esclarece.

Espelho

Além disso, ela observa que o líder deve emanar postura e respeito: “Ser coerente e verdadeiro com a equipe, servindo de espelho para a conduta desejada, ser gentil, educado e respeitoso. Como a amizade com outros colegas de trabalho pode dificultar a gestão, ele deve saber separar bem essa questão para que ela não influencie sua capacidade de decisão. O líder também deve ser engajado com a cultura da empresa, respirando e transmitindo seus valores aos
outros colaboradores”.

Liderança desenvolvível

Para quem tem dúvidas se essas capacidades podem ser desenvolvidas, Jéssica é enfática: “Liderança é desenvolvível. Embora algumas pessoas possam ter uma ‘habilidade nata’ para liderar, como temperamentos coléricos ou fleumáticos, por exemplo, a liderança é, acima de tudo, um comportamento aprendido e desenvolvido por meio de esforço, empenho, dedicação e estudo. A atualização constante é crucial para o líder, especialmente em áreas em que a legislação ou as tecnologias mudam rapidamente”, afirma.

Liderança humanizada

O líder também deve agir de forma mais humanizada. “Isso significa ser respeitoso, falar de maneira calma, sem gritos ou humilhação. É elogiar em público e corrigir em particular. Faça reuniões semanais em grupo para o alinhamento, a revisão de resultados e o planejamento. Encontros one-on-one [reuniões individuais], ao menos quinzenais ou mensais, são importantes para acolher, ouvir e entender as dificuldades e necessidades de cada colaborador e uma forma de reconhecer a equipe e dar voz aos que estão na operação”, orienta.

Impulso para o crescimento

Para que o trabalho flua da melhor forma possível, ela também recomenda que o líder esteja aberto a novas ferramentas, como a inteligência artificial: “Isso facilita a otimização de processos e a obtenção de metas”.

Por fim, para quem deseja se tornar um líder, ela sugere a leitura de bons livros sobre liderança, seguir empresários de sucesso na internet, conhecer a si mesmo e frequentar ambientes que impulsionem o crescimento e elevem o
nível de pensamento.

Lidere com base na Palavra

Para desenvolver sua capacidade de liderança, inspire-se nas histórias de heróis reais e também nos exemplos do Senhor Jesus, todos contidos na Bíblia. Faça como milhões de pessoas que estão aprendendo a liderar com base na Palavra e participe das reuniões Prosperidade com Deus que ocorrem na Universal sempre às segundas-feiras, em diversos horários.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Gean França / Foto: Jacob Wackerhausen/getty images