Como está a sua mente?

Acompanhe essa reflexão do Bispo Renato Cardoso, e faça uma autoavaliação

Imagem de capa - Como está a sua mente?

No programa Inteligência e Fé desta quinta-feira (23), o Bispo Renato Cardoso levou os ouvintes a refletirem sobre o estado de limpeza da mente, pois ele reflete o seu verdadeiro estado espiritual.

Ele destacou que toda ordem, disciplina, pureza e tudo que está associado a essas qualidades têm sua origem em Deus.

“Pois Ele é Santo, Puro, Deus é autoridade, respeito; Ele organizou tudo no mundo sob leis. Você pode observar que a natureza tem suas leis. Muitas leis governam o nosso mundo e o universo, porque são leis estabelecidas por Deus. Deus governa tudo que Ele criou através de leis que são imutáveis e que estão ali fazendo com que tudo funcione da forma que Ele determinou. Leis, as quais, Ele mesmo se submete, porque Ele é a própria ordem, a própria disciplina”, ressaltou.

Por outro lado, Satanás, que é o antagonista de Deus, é o contrário de tudo isso, ele é o oposto de Deus. Aliás, Lúcifer se tornou Satanás porque quis usurpar o trono de Deus. Ou seja, ele quis bagunçar essa ordem.

Então, é ele que promove rebeliões e todos esses movimentos que colocam uns contra os outros, que subvertem a ordem. Porque ele é a própria indisciplina e toda sorte de imundície.

O ser humano não foi criado para viver na sujeira

O ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus, então quando ele segue uma ordem e uma disciplina terá uma melhor performance, um melhor desempenho, destacou o Bispo. “Nós não fomos criados para viver na sujeira, mas sim na limpeza, na organização, na pureza.  E não só fisicamente, no seu corpo, na sua casa, nos seus alimentos, como também e, principalmente, na mente. Quando a mente da pessoa está suja, bagunçada, é impossível que ela tenha um bom desempenho do lado de fora”.

O Bispo citou o caso da cantora pop, norte-americana, Billie Eilish, de 19 anos, que declarou em uma recente entrevista que a pornografia destruiu a sua saúde mental, pois, desde os 11 anos de idade acessa esse tipo de conteúdo. Hoje, embora tenha se tornado uma cantora talentosa, as letras de suas canções destilam depressão, algo pesado, porque é o que está dentro dela.

É o caso de muitas pessoas que não conseguem ter um bom relacionamento com a família, ter um bom desempenho no trabalho. Porque estão com suas mentes contaminadas com todo tipo de sujeira devido aos conteúdos nocivos que consomem.

Sinal visível do seu estado espiritual

Por isso, já acordam com o corpo e a mente cansados, devido a toda essa sujeira que ela traz dentro de si.  “Há uma imundície dentro dela, então ela atrai o mal para sua vida, por causa dessa sujeira”, lamenta o Bispo.

Ele observa ainda que toda essa sujeira interior se reflete do lado de fora, no ambiente em que ela vive – na sua casa, no seu quarto, banheiro, na mesa de trabalho, automóvel, no celular – e que isso é um sinal visível, palpável, da situação espiritual da pessoa.

Pois, o Bispo Renato explica que quando a pessoa está bem, quando ela está perto de Deus ela ama a disciplina, a limpeza, a pureza de pensamento e tudo que está associado a estas coisas. Mas quando ela está longe de Deus além de se aproximar da imundície e de tudo que é ruim, ela não consegue enxergar a imundície que ela está vivendo, porque já se habituou.

Autoanálise

Por isso, analise: como está o estado de limpeza da sua mente? Como está a sua vida?

“Você é um poço de sujeira que atrai imundície ou você prima pela pureza, pela limpeza, começando dentro de você e se estendendo para todos os lados? É claro que a pessoa que é da disciplina vai incomodar quem não é, mas não se preocupe com isso, é o preço que a gente paga por ser da luz”, finalizou.

Jejum de Daniel

Aproveite o Jejum de Daniel para esvaziar e purificar a sua mente de tudo aquilo que tem sido nocivo a sua sua vida espiritual e se conecte com Deus.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Istock