Como desfrutar da terceira fase da vida

Em Manaus, voluntários da Universal proporcionam tarde especial para os idosos

Imagem de capa - Como desfrutar da terceira fase da vida

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros com mais de 60 anos de idade já somam 24,8 milhões de indivíduos, e em 2030, o Brasil será uma nação de idosos.

Para alguns, ter vida longa é um privilégio e ao mesmo tempo um grande desafio, pois, à medida que a idade avança, os reflexos e os movimentos corporais acabam ficando mais lentos. Mas, apesar das mudanças físicas, chegar à terceira idade não significa parar no tempo, pelo contrário, essa é a fase de compartilhar com quem está ao redor experiências e também de adquirir novos aprendizados.

Se antes muitos idosos passavam boa parte do tempo em casa, hoje eles sabem que podem continuar fazendo a diferença mesmo depois da aposentadoria. Dar conselhos aos mais novos, ocupar postos de trabalho e também desenvolver trabalho voluntário.

Por isso, desde setembro de 2012, a Universal realiza um trabalho especial com os idosos. O grupo Calebe, atua em todo o Brasil e também em vários países como Argentina, Portugal, Japão e África do Sul. Durante as atividades os voluntários e profissionais de diversas áreas se organizam e oferecem inúmeras atividades gratuitas.

Os idosos participam de aulas de ginásticas multifuncional, aulas de informática aulas de artesanato, passeios e oficinas de beleza. Também são acompanhados pelos voluntários em suas consultas médicas e recebem consultorias na área jurídica e previdenciária.

Acompanhe no vídeo abaixo como é realizado o trabalho do grupo Calebe:

Você também pode fazer parte do Calebe e aproveitar os benefícios trazidos pelo grupo, tanto sociais quanto espirituais. Para mais informações, participe de um dos encontros diários em uma Universal mais próxima de sua casa. Veja os endereços aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Foto: Thinkstock