Como a desvalorização do casamento afeta os filhos e a harmonia familiar
No The Love School, Renato e Cristiane Cardoso destacaram a importância da parceria entre o casal e os reflexos dos conflitos conjugais na vida dos filhos
A falta de valorização do casamento e seus possíveis reflexos na vida dos filhos foram os principais assuntos do The Love School – Escola do Amor, exibido em 10 de outubro pela Record.
Durante o programa, os professores Renato e Cristiane Cardoso explicaram que o casamento não deve se transformar em uma competição. Segundo eles, diferenças financeiras, especialmente quando um dos cônjuges ganha mais que o outro, podem gerar comparações e sentimentos de desvalorização.
Por isso, ressaltaram que marido e mulher precisam reconhecer a importância de cada um e agir como parceiros, em vez de adversários.
Os conflitos constantes entre os pais também podem afetar os filhos, provocando insegurança e sentimentos de culpa. Especialmente na infância, presenciar atitudes de respeito, diálogo e apoio entre os responsáveis contribui para um ambiente familiar mais seguro.
A importância de reequilibrar as prioridades
Durante o programa, Fernanda e Renato, acompanhados da filha Vitória, compartilharam as dificuldades que enfrentaram quando o trabalho passou a ocupar o espaço da convivência familiar.
Segundo o casal, a dedicação excessiva às atividades profissionais prejudicou a convivência em casa. Fernanda reconheceu que colocava o trabalho à frente da família e que, por muito tempo, não percebeu os reflexos dessa escolha na vida da filha.
As dificuldades financeiras também contribuíram para os conflitos entre os dois.
Nesse período, Vitória relatou ter se sentido sozinha e insegura diante da pouca convivência com os pais. Ela passou a se isolar no quarto, comportamento que despertou a preocupação de Fernanda e Renato. Diante disso, o casal decidiu buscar orientação nas palestras da Terapia do Amor.
Com as orientações recebidas, Fernanda afirmou ter compreendido a necessidade de reorganizar suas prioridades e dedicar mais atenção à família. Segundo o relato apresentado no programa, essa mudança contribuiu para melhorar a convivência entre o casal e a filha.

O perigo da competição no casamento
O episódio também apresentou exemplos de relacionamentos de celebridades em que a busca pelo sucesso profissional teria contribuído para disputas entre os parceiros. Os casos reforçaram a reflexão sobre os prejuízos de transformar o casamento em uma competição.
Além disso, entrevistas realizadas nas ruas de São Paulo reuniram relatos de pessoas que disseram ter se arrependido de palavras ou atitudes que prejudicaram seus relacionamentos.
Por fim, os professores destacaram a diferença entre conversar para compreender o outro e discutir apenas para provar quem tem razão. Segundo eles, saber ouvir é fundamental para resolver conflitos e fortalecer a parceria no casamento.
Quer entender como a competição e a falta de prioridades podem prejudicar a vida a dois? Assista ao episódio completo do The Love School – Escola do Amor e confira as orientações de Renato e Cristiane Cardoso.
Terapia do Amor
A Terapia do Amor ajuda pessoas a superarem desafios emocionais e a construírem relacionamentos saudáveis por meio de palestras realizadas todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão.
A iniciativa é voltada a casais, solteiros, divorciados bem como viúvos, que buscam melhorar as suas vidas afetivas por meio da cura emocional e do aprendizado.
Se você está tentando reconstruir sua vida amorosa, venha dar um passo em busca desse aprendizado. Talvez você saiba o que tem de fazer, mas não consegue colocar em prática.
Portanto, compareça a uma palestra.
A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, nos seguintes horários e locais:
- Catedral do Brás (Av. Celso Garcia, 499) – às 7h, 10h, 12h e 15h.
- Templo de Salomão (Av. Celso Garcia, 605) – às 20h.
- Para saber os horários e endereços em outras localidades, clique aqui.
Ademais, participe também da Caminhada do Amor que, neste ano, acontece em 24 de outubro, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e em diversas cidades ao redor do mundo. A iniciativa oferece uma oportunidade para casados, noivos e até solteiros explorarem novas formas de comunicação e fortalecer os relacionamentos por meio do diálogo.
(*) Com informações do R7
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo