‘Cine Libras’ exibe filme acessível para surdos maranhenses

Evento contou com apresentação musical sinalizada e distribuiu livros

Mais de 10 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O programa social EVG Libras, que atende a essa parcela da população, realizou no último sábado (5) o “Cine Libras”, uma sessão de cinema acessível e gratuita para surdos, no auditório da sede estadual da Igreja Universal do Reino de Deus em São Luís (MA).

“É difícil encontrar espaços como esse para os surdos, devido à falta de tradução nos conteúdos, principalmente na TV. Foi a minha primeira vez em uma ação da EVG Libras e também foi a minha primeira vez assistindo a um filme com acessibilidade”, relata Jucilene da Silva Gonçalves, 38 anos, que estava entre os surdos convidados para o ‘Cine Libras’.

O documentário exibido na sessão foi o “Ouvindo Everett”, que retrata a história da família Everett, responsável por criar a primeira casa e escola gratuita para crianças surdas no México. O filme foi disponibilizado em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Gostei muito do filme, fiquei emocionada, senti como se fosse comigo as dificuldades relatadas no filme, a luta que eles passaram mas conseguiram vencer”, diz Jucilene.

O programa social também realizou a apresentação de uma música interpretada em Libras, e distribuiu livros e um lanche especial para os convidados.

Para a responsável pela ação, Elaine Cristina de Jesus Silva Costa, o evento foi uma oportunidade de as pessoas conhecerem melhor o trabalho desenvolvido pelo grupo.

“Todos nós temos a necessidade de conviver, compartilhar, estar junto de outras pessoas, e o surdo não é diferente. Os surdos têm vários direitos que ainda não usufruem nas áreas de cultura, esporte e lazer. Temos certeza de que eles se sentiram incluídos, acolhidos e valorizados pelo EVG Libras. Essa atividade nos proporcionou uma tarde de socialização, alegria, descontração e interação entre surdos e ouvintes”, finaliza.

Criado em 2017, o EVG Libras é um grupo da Igreja Universal do Reino de Deus que capacita voluntários, gratuitamente, para que se comuniquem por Libras (Língua Brasileira de Sinais) e, assim, ajudem a amparar esse grupo da sociedade.

imagem do author
Colaborador

UNIcom