Cientistas apontam que a vida passa como um filme na mente, na hora da morte

Equipe monitorou, acidentalmente, o cérebro de uma pessoa no momento do falecimento. Saiba mais

Um estudo publicado na revista científica “Frontiers in Aging Neuroscience”, em fevereiro deste ano, mostrou que, realmente, a vida passa como um filme nos momentos finais de uma pessoa neste mundo.

Acompanhe a notícia:

Um paciente de 87 anos, que tinha um quadro de epilepsia, estava sendo monitorado por um grupo de pesquisadores, por meio de eletroencefalografia contínua (EEG), utilizada para detectar convulsões e outros comportamentos do cérebro. Entretanto, o paciente passou por um ataque cardíaco no meio do processo e faleceu. E essa foi a primeira vez que se obteve registros da atividade do cérebro no momento da morte.

  • Assim, o equipamento mostrou que nos últimos 30 segundos antes do ataque cardíaco e nos 30 segundos posteriores à morte do paciente, ondas similares às dos estágios de sonho e de memórias foram identificadas. Um dos participantes da pesquisa, o neurocirurgião Ajmal Zemmar, explicou que os sinais indicam que possivelmente o cérebro estava reproduzindo um “filme” na mente do paciente. Eles perceberam oscilações neurais do tipo gama (que tem funções cognitivas como memória, sonho e concentração). Mas, havia também uma alta atividade cerebral, que foi percebida também nas oscilações delta, teta, alfa e beta. Os dados são de 2016.
  • Ajmal considera que há algo de “místico” e “espiritual” nisso tudo. Igualmente, ele acrescenta que gostaria de ver mais casos para poder comparar a experiência.

Por que isso é importante:

Se futuramente mais pesquisas nesse sentido forem feitas e confirmarem as suspeitas do cientistas, elas só reforçarão a  importância das pessoas se preocuparem em fazer, em vida, escolhas que lhes garantam a Salvação da alma. Uma vez que a Palavra de Deus diz:

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:12

Aprofunde-se:

No livro “Segredos e Mistérios da Alma”, o Bispo Edir Macedo esclarece sobre o tema. Você pode adquirir o seu exemplar aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock