Ceia Solidária 2025 vai atender mais de 148 mil pessoas ao redor do mundo
Ação internacional ocorre em quase 1,2 mil cidades no Brasil e em outros 14 países
Na terça-feira, 16 de dezembro, o programa social Anjos da Madrugada, um dos braços da EVG, promoverá a Ceia Solidária, iniciativa da Igreja Universal que vai beneficiar 148,1 mil pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social. Serão atendidas mais de 103,3 mil pessoas no Brasil e 44,8 mil no exterior, em países como Estados Unidos, Chile, Guiné-Bissau e México. Somente em solo brasileiro, serão servidas cerca de 130 mil refeições. O objetivo é transformar o período de fim de ano em um momento de acolhimento, assistência e valorização da dignidade humana.
No Brasil, a mobilização envolve 35.795 voluntários, que iniciam as atividades ao longo do dia — em horários definidos por cada localidade —, oferecendo lanches, pipoca, algodão-doce, corte de cabelo, manicure, banho e serviços básicos de saúde. A partir das 18h, na maioria dos locais, tem início a distribuição da ceia de Natal preparada especialmente para o evento.
“A Ceia Solidária se tornou uma ação permanente porque entendemos a importância de promover um fim de ano mais humano para quem vive nas ruas. Nosso propósito é que cada pessoa atendida saiba que não está esquecida”, afirma Alex Dias, responsável pela EVG.
Na cidade de São Paulo, o evento será realizado na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no entorno do Museu Catavento, próximo ao Mercado Municipal, começando a programação às 14h e a Ceia às 18h. Serão servidas 700 refeições, incluindo arroz à grega, feijão-fradinho e chester, além de açaí e sorvete de sobremesa. Também serão distribuídos 700 kits de roupas, 700 kits de higiene, 700 kits de banho, 700 panetones e 3 mil unidades de suco e de refrigerante.
De norte a sul, uma mesa posta para quem mais precisa
A Ceia Solidária ocorrerá em 1.790 locais distribuídos por 1.188 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal. Além das refeições, a mobilização oferece 33 mil sobremesas, 44 mil panetones, 32 mil frutas, 21,9 mil lanches e 236 mil litros de bebidas (suco, refrigerante, café, chá e água). Também serão entregues kits de roupas, kits de higiene pessoal, calçados, cobertores, livros e cestas básicas.
A ação vai de encontro a uma realidade desafiadora no Brasil. Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cerca de 358 mil pessoas vivem atualmente em situação de rua no Brasil, especialmente na região Sudeste. Dados do IBGE indicam ainda que mais de 6 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar.
A atuação com o público atendido continua após o evento. “O objetivo é incentivar a mudança de vida, para que, na próxima Ceia, quem hoje é atendido possa estar do nosso lado, ajudando e compartilhando sua própria história de superação.”
Agenda — Ceia Solidária (SP)
Data: terça-feira, 16/12
Horário: das 14h às 17h – serviços; 18h – início da ceia
Local: Praça Cívica Ulisses Guimarães – Brás (em frente ao Museu Catavento)
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo