Casos de estelionato sentimental cresceram mais de 500%

Golpista aproveita ponto fraco da vítima ao se relacionar com ela por meio de aplicativos de relacionamento. Saiba como agir para não se deixar levar pela carência emocional

Imagem de capa - Casos de estelionato sentimental cresceram mais de 500%

Uma mulher conhece um pretendente em um aplicativo de relacionamento. Eles passam a trocar mensagens e a conversa virtual se estende por meses. Nesse ínterim, ele faz juras de amor e a presenteia com perfumes e joias. Entretanto, também faz diversos pedidos de depósito bancário. Após sete meses, ela percebe que foi vítima de um golpe de estelionato sentimental.

No primeiro semestre de 2020, os casos de estelionato sentimental cresceram mais de 500% no estado de São Paulo, em relação ao mesmo período em 2019. Isso, segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação. A vítima da história contada acima é uma brasileira de 50 anos que chegou a perder cerca de R$ 500 mil ao enviar dinheiro para o falso namorado virtual.

Pelo aplicativo, o homem se apresentou como um piloto americano e prometeu vir ao Brasil para começar uma vida a dois com ela. Contudo, disse que ao tentar entrar no País foi preso e que precisava pagar fiança. Então, a mulher procurou um advogado para ajudar a soltar o suposto namorado. E, assim, ela foi alertada sobre o golpe.

De acordo com o delegado Higor Jorge, especializado em crimes cibernéticos, além desse golpe ser usado para financiar organizações criminosas, quem os aplica não escolhe um alvo aleatoriamente. “Não é comum pessoas que praticam esses crime sozinhas. Muitas vezes, esses recursos são direcionados a essas organizações que possuem o objetivo de obter dinheiro de vítimas que passam por um problema de carência emocional”.

Carência emocional

Quem foi enganada diz que a dor supera o prejuízo financeiro. Antes de mais nada, isso acontece porque o golpista aproveita um ponto fraco da vítima. A carência emocional  por exemplo, é um ponto que foi acentuado durante o período de isolamento em decorrência da pandemia. Muitas pessoas acabaram se envolvendo com desconhecidos por meio de aplicativos de relacionamento.

Em recente episódio do programa “The Love School – A Escola do Amor”, o apresentador Carlos Cuccato falou sobre o assunto.

“Há pessoas se relacionando na internet com qualquer um e isso não é saudável para a vida amorosa (…) O problema é que na hora que a pessoa está carente, o coração é seu pior inimigo e muitas pessoas se aproveitam disso. E, depois, têm as consequências. Antes de tomar qualquer atitude é preciso pensar muito bem. Tome cuidado onde você está pisando”, alertou.

Não se deixar levar pelas emoções

No livro “Namoro Blindado – O seu Relacionamento à Prova de Coração Partido”, de autoria de Renato Cardoso e Cristiane Cardoso, os escritores ensinam práticas de como agir de forma inteligente para não se deixar levar pelas emoções.

Não associe amor ao coração: quando pensar em amor, pense em inteligência. Entenda que sentimentos estão incluídos no amor, mas são apenas uma pequena parcela dele;

Tirar as emoções do comando: você pode mandar e desmandar no coração e determinar de quem ele vai gostar ou não. Se você tomar decisões baseadas em suas emoções, terá sérios problemas. Você não precisa mendigar atenção, sufocar o parceiro, se desvalorizar, fazer papel de ridículo porque suas emoções o induzem a isso;

Pare de seguir a multidão que segue o coração: o mundo inteiro ainda bebe dos licores do coração e, embriagado por eles, continua produzindo literatura, música, filmes e toda sorte de arte que promove um falso amor. Não vá ingerindo dessa bebida só porque a maioria bebe. Questione os mitos e crenças populares sobre relacionamento;

Não seja ingênuo: O amor é fruto de trabalho, aprendizado, observação e atitude. Há uma solução para sua dificuldade de encontrar alguém ou para seu problema de relacionamento.

Amor inteligente

Participe da “Terapia do Amor, às quintas-feiras. Confira os horários aqui. A saber, as palestras orientam solteiros e casados sobre como utilizar a fé e os ensinamentos bíblicos para construir um relacionamento feliz. Além disso, para encontrar o endereço de um templo da Universal mais próximo de sua casa, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images