Caravana da Liberdade atende presos em regime domiciliar

Ação do UNP acontece em Uruguaiana no extremo sul do País

Imagem de capa - Caravana da Liberdade atende presos em regime domiciliar

O Brasil é a terceira maior população carcerária do mundo. Segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) são mais de 726 mil pessoas presas. Dessas milhares, aproximadamente 148 mil estão em regime de prisão domiciliar, conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2014. A maior parte no Sudeste e Sul do País.

Um trabalho de destaque que acontece na cidade de Uruguaiana, no extremo do estado do Rio Grande do Sul, é o do grupo Universal nos Presídios (UNP). Há 11 anos, voluntários dão suporte material e espiritual aos reclusos do sistema prisional da região. Posteriormente também aos familiares e, mais recentemente, aos presos em regime domiciliar.

Caravana da Liberdade

Uma das ações realizadas pelo grupo é a Caravana da Liberdade. A saber, a ideia surgiu, há cerca de 2 anos, a partir da necessidade de atender as famílias dos presos e os ex-presidiários. Mensalmente, voluntários e profissionais levam a essas pessoas ações de assistência jurídica, médica e social. No estado, ao todo, participam das ações aproximadamente 1.500 voluntários.

O técnico em microeletrônica Sergio Gabriel Orione, de 51 anos, atua na Caravana da Liberdade como voluntário do grupo. Para ele, que um dia já esteve preso, ações como essa são muito importantes para fortalecer a fé de quem busca se libertar de verdade.

“Eu já estive preso por quase 9 anos e passei por mais de 10 presídios. Tinha uma vida de sofrimento, entregue para as drogas, a malícia, a mentira, o engano e o tráfico. Até que recebi um convite para participar de uma reunião. Nesse ínterim, eu já estava em liberdade. Mas, precisava ser liberto de verdade. Graças ao Espírito Santo, minha vida foi transformada. Hoje, faço parte do grupo de voluntários do UNP e levo a Palavra de Deus aos que estão sofrendo atrás das grades e também para os seus familiares”, contou.

Núcleos de oração e reunião aos domingos

Além disso, na sede da Universal de Uruguaiana são realizadas reuniões especiais aos domingos. Como a que aconteceu no dia 20 de janeiro último. Participa do encontro quem cumpre pena em prisão domiciliar e familiares. No mesmo dia também é servido um café colonial, há entrega de cestas básica para os mais necessitados e encaminhamento para vagas de emprego.

Durante a semana, são realizados núcleos de orações na casa dos presos que estão em prisão domiciliar. Aos domingos, eles são levados à Igreja. Para comparecer à reunião, os presos que estão em regime domiciliar têm uma autorização judicial. Na ocasião, eles só podem sair de casa acompanhados pelos pastores, obreiros e voluntários, responsáveis pelo trabalho do grupo.

“Esse trabalho tem sido muito gratificante. Pois, por meio dele temos visto resultados extraordinários de mudança de vida e comportamento. Nós acreditamos neles e investimos forte com o ensinamento da Palavra de Deus”, disse o Pastor Jefferson Mesquita da Silva, responsável pelo trabalho do UNP no presídio de Uruguaiana.

Universal nos Presídios

Quer saber mais sobre as ações que o grupo Universal nos Presídios realiza em todo o País? Então, acesse e curta o perfil oficial no Facebook.

Para outras informações e para saber como ser um voluntário, procure a Universal mais perto de sua casa e se informe com o pastor responsável do grupo na sua região.

 

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas