‘Cantinho do Desabafo’ oferece escuta qualificada a jovens com problemas emocionais

Pesquisa aponta que 60% dos brasileiros de 15 a 29 anos afirmam ter sentido ansiedade nos últimos 6 meses.

Imagem de capa - ‘Cantinho do Desabafo’ oferece escuta qualificada a jovens com problemas emocionais

Com o lema “Não te julgo, te ajudo”, voluntários do projeto Help prestam apoio emocional a jovens que sofrem com problemas emocionais, como depressão, desejo de suicídio, ansiedade, traumas, medos e complexos de inferioridade. Só no evento “Mega Help”, realizado em 17 cidades brasileiras no último final de semana, 1.855 pessoas foram atendidas no “Cantinho do Desabafo”.

O Mega Help é um evento gratuito de valorização da vida com palestras sobre saúde mental e apresentações culturais.

 O “Cantinho do Desabafo” consiste em um espaço seguro onde as pessoas podem conversar sobre seus conflitos interiores, sem se preocupar com julgamentos. Os responsáveis pelo atendimento são integrantes do Help que viveram e superaram situações semelhantes. Eles foram treinados para oferecer escuta qualificada e apoio emocional aos participantes.

“Durante todo o atendimento, em meio a muitas lágrimas, ela dizia que se sentia incapaz e tinha medo de nunca ser alguém na vida. Após a nossa conversa, saiu com um sorriso no rosto, aliviada e acreditando que poderia, sim, ser feliz e mudar a história da vida”, relata a voluntária Juliane Evangelista sobre uma jovem que chegou com dificuldade de se abrir, pois trazia consigo traumas de abuso sexual e psicológico.

Na ocasião, enquanto a maioria dos jovens se entretinha com o show de talentos, o musical e a apresentação da banda, outros optaram por buscar ajuda e desabafar suas dores com os voluntários.

A voluntária Gabrielly Lopes conta que conversou com uma jovem que havia sofrido um abuso na infância, mas a própria mãe não tinha acreditado nela. “Quando sentei para atendê-la, ela disse que ninguém nunca havia parado para ouvi-la”.

“Uma moça chegou em prantos, pedindo socorro. Ela me contou que convivia com a depressão desde a infância, além de complexos, traumas e ansiedade. Depois do atendimento, ela estava sorrindo. É maravilhoso quando conseguimos transmitir palavras de vida a alguém. É a melhor sensação do mundo receber um abraço sincero de agradecimento”, relata voluntária Natália Soares.

Nas cidades brasileiras onde foi realizado o Mega Help, o projeto alcançou, ao todo, 98.998 pessoas. Além disso, o evento aconteceu em mais 16 países.

“Na sexta-feira, eu estava pensando em me matar. Já tinha tentado uma vez e faria de novo. Antes de chegar ao Mega Help, tive uma crise e estava bem mal. Saí de lá bem e estou feliz porque, agora, não estou me cortando mais e nunca mais quero me automutilar. O evento me ajudou muito!”, comentou uma jovem em mensagem enviada ao perfil do Help no Instagram.

De acordo com a pesquisa “Juventudes e a Pandemia: E agora?” da plataforma Atlas das Juventudes, 60% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos dizem ter sentido ansiedade nos últimos 6 meses. Além disso, 18% relataram ter depressão e, 9% deles, comportamentos de automutilação ou pensamento suicida.

imagem do author
Colaborador

UNIcom