Campanha “Outubro Rosa” alerta mulheres sobre os riscos do câncer de mama 

Muitos são os desafios de uma pessoa quando ela se encontra doente. Mas a fé em Deus produz o milagre

Imagem de capa - Campanha “Outubro Rosa” alerta mulheres sobre os riscos do câncer de mama 

A campanha de conscientização “Outubro Rosa” tem como objetivo alertar às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama — e, também, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Originada na década de 1990, a data é celebrada anualmente. A campanha também ajuda a compartilhar informações.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas. Alimentação saudável e redução do consumo de álcool estão entre medidas preventivas que podem evitar 28% de casos da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais atinge e mata mulheres no Brasil (excluindo os tumores de pele não-melanoma). A estimativa é que entre 2020 e 2022 o país tenha mais de 66 mil novos casos. Apesar das estatísticas serem preocupantes, o problema pode ser contingenciado com um diagnóstico precoce.

Exames adiados durante a pandemia

Contudo, durante a pandemia, 62% das mulheres deixaram de ir ao médico. A porcentagem sobe para 73% entre as que têm 60 anos ou mais e, portanto, fazem parte do grupo de risco para a doença. Os dados são da pesquisa “Câncer de mama: o cuidado com a saúde durante a quarentena”, realizada com 1.400 mulheres, a partir dos 20 anos, de diversos locais do Brasil.

O adiamento desses exames durante a pandemia preocupa os médicos. Assista à matéria exibida recentemente no Jornal da Record:

Curada pela fé

O câncer é uma doença que desafia a medicina. Mas, quando uma pessoa recebe o diagnóstico de uma doença como essa, os pensamentos de dúvida e medo até podem aparecer. Entretanto, se ela agir a sua fé de forma inteligente não permitirá que o abatimento prevaleça. Assim como fez a jovem Cinthia. Em setembro de 2019, ela descobriu um caroço na mama. Logo, foi diagnosticada com um câncer invasivo na região. Passou por cirurgia. Enfrentou uma metástase, quando a doença se espalha para outras partes do corpo.

Foram dias de luta sem perder a fé. Continuava a frequentar as reuniões na Igreja. Não conseguia andar e chegava de cadeira de rodas. Mesmo sentindo tanta dor, a ponto de não poder ficar sentada, assistia às reuniões deitada nas poltronas dentro do templo. A médica chegou a dizer para a mãe de Cinthia que nem Deus poderia fazer mais nada pela vida dela. Mas, um verdadeiro milagre aconteceu na vida da jovem, por meio do poder da fé; a fé que transforma vidas. Assista ao testemunho dela no vídeo abaixo:

O milagre da cura total  

Semanalmente, pessoas em busca da cura total pela fé têm participado da reunião da “Corrente dos 70”. Nela, familiares também têm feito uso do lenço consagrado para alcançar o milagre. Assim como fizeram Cinthia e a mãe dela. Você também quer alcançar a libertação dos problemas que têm atormentado a sua saúde e a dos seus familiares?

Compareça às reuniões que acontecem todas às terças-feiras, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão, no bairro do Brás, zona leste de São Paulo. Para mais informações sobre as reuniões em sua localidade, procure a Universal mais perto da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos Getty Images