Campanha nacional mobiliza 10,1 mil pessoas para abastecer bancos de sangue no fim de ano

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro; voluntários aproveitarão a data para praticar ato de solidariedade em SP

Imagem de capa - Campanha nacional mobiliza 10,1 mil pessoas para abastecer bancos de sangue no fim de ano

O processo de coleta do sangue dura, em média, apenas 15 minutos. Mas, ainda assim, há resistência por parte das pessoas em contribuir com a causa. Dados do Ministério da Saúde revelam que, atualmente, 14 em cada mil brasileiros doam regularmente.

Em contrapartida, o programa social Grupo da Saúde Universal está promovendo, neste mês e em dezembro, uma campanha nacional que contará com 10,1 mil doadores e beneficiará cerca de 40,5 mil pessoas, considerando que cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.

“Nesse período de festas de fim de ano, férias escolares e feriados, o número de doações nos bancos de sangue tende a diminuir. Com essa campanha nacional, o nosso principal foco é mobilizar a todos, conscientizando sobre a importância de ser um doador e, por meio disso, ajudar aqueles que tanto necessitam”, explica o responsável pelo programa social, Eduardo Ribeiro.

Em 2022, o Grupo da Saúde — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — mobilizou 27,3 mil doadores e, com isso, 109,5 mil pessoas foram beneficiadas no Brasil e exterior. Já em 2023, o programa social promoveu, em todo o Brasil, a campanha “Julho Vermelho – Mês do Doador de Sangue”, com o apoio de 9 mil voluntários que ajudaram a abastecer os hemocentros do país.

Pela primeira vez, Cynthia Alves, de 26 anos, doará sangue, e afirma que está com uma expectativa muito boa. “Confesso que eu tinha um pouco de medo, mas quando me informei a respeito, tomei coragem e sei que meu gesto é um ato de amor ao próximo, o que me deixa mais feliz”.

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e em São Paulo, o programa social aproveitará a data especial para levar 40 voluntários para realizar a doação no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo — localizado na zona central da capital.

Além dos 26 estados e do Distrito Federal, a campanha do Grupo da Saúde também se estendeu ao exterior, onde países como Angola, Moçambique e Uruguai também organizaram doações de sangue durante este mês.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: Reprodução