‘Calebe nos Bairros’ oferece assistência social para idosos em 12 países

Serviços gratuitos e donativos serão levados à população carente

No próximo sábado e domingo, dias 27 e 28 de agosto, acontecerá o “Calebe nos Bairros”. A ação social levará donativos e serviços gratuitos a idosos que vivem em situação de vulnerabilidade em 12 países. Também haverá atividades físicas e culturais, a fim de proporcionar a essas pessoas bem-estar e qualidade de vida na terceira idade.

O evento será realizado nos seguintes países: Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, Indonésia, Lesoto, Panamá, Quênia, República Dominicana, Uganda, Venezuela e Zimbábue.

As ações serão desenvolvidas em escolas, praças, centros comunitários, quadras esportivas, dentre outros espaços públicos. Profissionais voluntários prestarão assistência jurídica, atendimentos na área da saúde – aferição de pressão arterial e medição de glicose, além de procedimentos estéticos, tais como: corte de cabelo, manicure e cuidados com a pele.

Na programação do “Calebe nos Bairros” estão incluídas apresentações musicais e teatrais, atividades físicas e a distribuição de cestas básicas, refeições, roupas e livros às pessoas carentes.

Segundo o responsável pelo Calebe em Honduras, Mário Antonio Varela, em decorrência da Pandemia, a realidade no país é de muitos transtornos. “Temos visitado e prestado serviço social de apoio a idosos, com o intuito de amenizar o sofrimento deles. Muitos chegam até nós com problemas de saúde, além de apresentarem dificuldades econômicas e familiares. Nosso principal objetivo nesta ação é atender aos mais necessitados da melhor maneira, oferecendo a eles alimentação e assistência médica”.

Nesse país da América Central, além das doações e serviços gratuitos, o programa social disponibilizará vacinação contra COVID-19 e Influenza.

“Participo do Calebe há 7 anos e me sinto feliz em poder ajudar a terceira idade”, relata o voluntário hondurenho Eleutherio Raudales, de 60 anos. “Minhas expectativas para este evento é de que façamos um trabalho social no qual possamos alcançar o maior número possível de pessoas, no parque La Libertad, na cidade de Comayagüela. Estaremos oferecendo à população local serviços gratuitos que foram preparados com muita dedicação a serviço da comunidade”.

O grupo Calebe foi fundado pela Igreja Universal do Reino de Deus na Inglaterra em 2011. Desde então, o programa social trabalha com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos idosos por meio de interação social, cursos e eventos. No ano passado, 269.894 pessoas foram beneficiadas através das ações do grupo no exterior.

imagem do author
Colaborador

UNIcom