Brasil atinge platô do índice de mortes pelo novo coronavírus, segundo Ministério da Saúde

Em São Paulo, estado que mais registrou mortes pela COVID-19 no País, o Comitê de Saúde apontou que o pior da pandemia passou

Imagem de capa - Brasil atinge platô do índice de mortes pelo novo coronavírus, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde declarou que o Brasil atingiu o platô e estabilizou a curva da COVID-19. O termo é utilizado pelas autoridades de saúde de um país quando há estabilização da evolução dos índices de morte pelo novo coronavírus. Segundo o secretário de Vigilância Epidemiológica Arnaldo de Medeiros, a tendência é haver uma redução dos números de mortes no País – uma vez que esse se mantém estável em cerca de 6 mil por semana.

Em recente entrevista coletiva, o secretário disse que “embora os números de óbitos sejam elevados, desde a semana epidemiológica (22), o número de mortes tem se mantido relativamente constante”. Conforme o boletim epidemiológico do Ministério, na comparação mundial, o Brasil é o 2º em número de mortes e casos. Contudo, quando a comparação é proporcional à população, o País fica em 12º no número de óbitos e 11º, de pessoas contaminadas.

Em São Paulo

Em São Paulo, estado que mais registrou mortes pela COVID-19 no País, segundo o Ministério da Saúde, o Comitê de Saúde apontou que o pior cenário da pandemia já passou. Depois de 100 dias de quarentena, a avaliação é que o estado se encontra perto de um platô. A fase de estabilidade foi puxada pelos índices registrados na última semana na Baixada Santista (litoral) e, principalmente, pela redução significativa nos números de internações na capital.

Assista abaixo à matéria exibida no Jornal da Record e saiba mais:

Recuperados no Brasil

Desde 25 de junho último, o Brasil assumiu a primeira posição na contagem de recuperados da COVID-19, de acordo com o painel da Universidade Johns Hopkins, ultrapassando os Estados Unidos. Até o fechamento desse texto, o País já tinha alcançado a marca de 950 mil pessoas recuperadas da doença. Veja algumas histórias de brasileiros recuperados, clicando aqui.

Ainda segundo dados da universidade, no mundo todo, cerca de 5 milhões e 780 mil pessoas se recuperaram da doença. Em São Paulo, 157 mil estão recuperados da COVID-19. De acordo com o secretário executivo do Comitê de Contingência do Coronavírus de São Paulo, João Gabardo, “é possível visualizar o estabelecimentos de um platô no número de óbitos”. Leia mais aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images