Bispo Renato Cardoso realiza reunião no “Esconderijo do Altíssimo”
Centenas de pessoas estiveram presentes na Universal de Vila Leopoldina na noite desta segunda-feira (15). Saiba como foi
Na noite desta segunda-feira (15), o Bispo Renato Cardoso realizou um encontro na Universal de Vila Leopoldina, na zona oeste da cidade de São Paulo. A reunião faz parte da semana especial de comemoração pelo aniversário de três anos do “Esconderijo do Altíssimo”.
Aproximadamente 300 pessoas participaram desse encontro especial.
Como foi
“Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos.” Salmos 118:25
Por meio do Salmo, o Bispo Renato levou todos os presentes ao entendimento de que, se você possui uma alma que habita o corpo, então o corpo é apenas uma morada.
Na sequência, ele disse:
- “Deus formou o homem do barro e soprou em suas narinas o fôlego da vida. Assim, Adão se tornou uma alma vivente.”
Dessa forma, em sua missão, Jesus não veio salvar o corpo. Ele cura o corpo, mas um dia todos morrerão. Ele deu a Sua vida para salvar a alma. Pois, quando o corpo morre, volta ao pó, o espírito volta para Deus, mas a alma continua viva e segue para o destino que escolheu em vida.
Ademais, o Bispo ressaltou que a alma tem apenas dois destinos: a salvação ou a morte eterna, no inferno.
- “E é desse destino de separação eterna dEle que Ele veio nos salvar.”
- “Jesus tomou o castigo dos nossos pecados sobre Si, tomou o nosso lugar na cruz. E, quando eu creio nesse sacrifício, me arrependo, deixo meus erros e a velha vida para trás e mudo de vida. Assim, somos salvos dos nossos pecados e das consequências deles.”

Ou seja, sem a escolha pela salvação, a escolha automática é ficar sem Deus. Logo, sua alma ficará eternamente separada dEle.
Se dependesse de Deus, todos seriam salvos, todos permaneceriam com Ele em vida e após a morte. E, se você não está salvo, do que adianta o seu dinheiro? Do que adianta prosperar? Inclusive, esse foi o questionamento que Deus fez ao rico:
“Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12:20
Nesse ínterim, o Bispo Renato questionou:
- “Por isso, o problema da alma é o mais urgente para você resolver. Afinal, se você morrer hoje, para onde irá a sua alma?”
Em seguida, o ele convidou aqueles que desejavam entregar suas vidas ao Criador para buscá-Lo diante do Altar.

Vidas transformadas
Nesse período de três anos do Esconderijo do Altíssimo, Deus tem transformado vidas por meio do trabalho espiritual realizado por pessoas que frequentam a igreja. Veja algumas delas:
Catherine e Samuel (ambos em foto abaixo), casados há 21 anos, chegaram à Igreja Universal em um momento de grande dificuldade emocional, espiritual, financeira e conjugal. Samuel, que era de outra denominação, carregava preconceitos contra a igreja, mas aceitou o convite da esposa quando se sentia no “fundo do poço”, sem encontrar respostas para seus problemas. Na época, o casal morava na Alemanha e enfrentava crises no casamento e na vida financeira.

- “A gente sempre ouviu falar mal da Universal. Então, eu acabei chegando porque eu não tinha mais porta onde bater. Cheguei no fundo do poço, muito mal e muito chateado com todas as situações que eu via meu pai passar, que foi sempre um homem de fé.”
De férias no Brasil, ao participar das reuniões por aqui, Samuel despertou a fé e gostou tanto que, ao voltar para a Alemanha, passou a acompanhar todas as reuniões pelo UNIVER Vídeo. Catherine, que já havia tido contato com a Universal na adolescência, fortaleceu sua fé após um período de esfriamento espiritual.
Com o tempo, ambos receberam o Espírito Santo, o que trouxe transformação ao casamento e a todas as áreas da vida. Eles contaram que, durante uma Fogueira Santa, Samuel recebeu de Deus uma direção. Em 2019, o casal retornou definitivamente ao Brasil e, mesmo enfrentando desafios como a pandemia, continuou avançando. Para o casal, a igreja “Esconderijo do Altíssimo” representa um presente de Deus.
Companhia da fé

Edyr Baldi (foto acima), de 85 anos, contou que, há um ano, recebeu o convite para participar da reunião na Universal. Na oportunidade, ela estava no cemitério, no enterro da irmã.
- “Eu aceitei e comecei a frequentar a Universal.”
Após três meses, ela tomou a importante decisão de se batizar nas águas e, em seguida, passou a integrar o grupo Calebe.
- “Graças a Deus, eu consegui superar aquela dor muito grande que eu sentia, pois nós éramos muito amigas. No começo, eu sofri muito, mas agora peço todos os dias a Deus que me dê forças para aceitar a ausência dela, e estou conseguindo.”
- “Entrando no Grupo Calebe, eu consegui uma convivência com pessoas boas da fé. Então, isso me fortalece.”
Helen Cristaldo Soares, de 45 anos, carregava muitas dores e sofria com depressão.

- “Eu sofri um abuso na infância. Depois disso, tive relacionamentos tóxicos. Me deixei levar pela bebida e pelo cigarro. Depois, tentei mudar para ter uma vida com família, que era o meu objetivo, ser mãe, mas tive abortos espontâneos.”
O acúmulo dessas experiências, somado ao falecimento do pai, a levou à depressão.
- “Eu fui guardando dentro de mim esses sentimentos (…) Eu não gostava que as pessoas soubessem que eu estava passando por aquilo.”
Helen contou durante a reunião no Esconderijo do Altíssimo que mal dormia à noite, e foi durante uma programação com o bispo Renato que ela teve seus olhos espirituais abertos.
Ele a preenche
Eloah da Silva (foto abaixo), de 42 anos, também esteve presente durante a reunião especial.
Ela contou que, antes de conhecer a igreja, já tinha uma formação profissional, mas vivia com muitas dificuldades financeiras e buscava preencher um vazio interior com festas, bebida e simpatias de fim de ano, na tentativa de alcançar sucesso e felicidade. Apesar de estar sempre rodeada de pessoas e aparentar uma vida perfeita, sentia uma solidão profunda e constante, que nada deste mundo conseguia preencher.
O contato com a igreja aconteceu por meio da família e, a partir disso, sua vida mudou completamente. Sem imposição, ela perdeu o desejo pelas festas e pela bebida, passando a se sentir completa com a presença do Espírito Santo. Houve transformação emocional, espiritual e financeira. Hoje, seus fins de ano são vividos na igreja, onde ela encontra verdadeira alegria, propósito e plenitude.

- “Ele me preenche, e a presença dEle, que é a mais importante de tudo, é onde eu tenho que estar. Não tem outro lugar que me traga tanta paz e onde eu esteja completa. É na frente do Altar, sabendo que meus primeiros minutos do ano já estão ali com Deus, agradecendo por Ele estar me dando mais essa oportunidade”, finalizou.
Encontros especiais
Participe você também dos encontros especiais desta semana. O Esconderijo do Altíssimo está localizado na Rua Schilling, 512, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
App da Bíblia Fiel Comentada
Por fim, acompanhe o versículo mencionado nesta matéria diretamente no app da Bíblia Fiel Comentada. Para isso, basta baixar agora mesmo e aproveitar todos os recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma prática e acessível pelo seu celular.
Android – Clique aqui e faça o download agora!
IOS – Clique aqui e faça o download agora!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo