Bispo Renato Cardoso destaca que existem 4 grupos de pessoas

Em qual deles você está enquadrado? Leia e faça uma autoanálise

Imagem de capa - Bispo Renato Cardoso destaca que existem 4 grupos de pessoas

De acordo com Bispo Renato Cardoso, a história do profeta Elias revela 4 grupos de pessoas que viviam naquela época e que continuam a existir nos tempos atuais. E todos nós, impreterivelmente, estamos inseridos em um deles.
Cada um desses grupos diz respeito à qualidade de fé que aqueles que estão inseridos nele professam. Leia com atenção e faça uma autoanálise para identificar em qual deles você está enquadrado:

Primeiro grupo –  Os Profetas de Baal

Antes é preciso entender quem era Baal. Tratava-se de um deus de quem Jezabel, esposa do rei de Israel, Acabe, era sacerdotisa.  Quando ela se casou, trouxe consigo para Israel todos os profetas de Baal e, assim, promoveu a idolatria no meio povo de Deus que, atraído pelas promessas de fertilidade e prosperidade, passou a cultuar e a se curvar a essa divindade.
O Bispo Renato Cardoso explica que, hoje, os profetas de Baal são representados por essas pessoas que professam palavras contrárias às de Deus. Elas estão inseridas em todos os segmentos da sociedade. Pode ser um médico, advogado, colega de trabalho, cliente, fornecedor, vizinho e até uma pessoa da família. São pessoas cujas bocas são usadas para profetizar o mal e estão sempre prontas para dar uma palavra negativa.

Segundo grupo –  Os 7 mil profetas que não se curvaram a Baal

Os profetas de Baal estavam induzindo o povo e toda a máquina do rei para perseguir e matar os profetas de Deus. Por isso, muitos dos que não aceitavam o culto a Baal fugiram e se esconderam para salvar a própria pele.
Para o Bispo Renato esse grupo representa aquelas pessoas que creem em Deus, mas ainda não possuem uma fé aguerrida a ponto de combater e confrontar o mal. “Elas têm fé para serem salvas, para permanecer obedientes a Deus, mas não para as conquistas”.
Obviamente é muito importante esse tipo de fé, que não permite que a pessoa se curve diante das propostas desse mundo, mas falta o outro lado, que é o da conquista, da coragem para confrontar o mal. É essa fé completa que existia no profeta Elias, que representa o terceiro grupo.
Leia também: Elias, o pertubador de Israel

Terceiro grupo – Os que têm a mesma qualidade de fé do profeta Elias

“Elias era um profeta completo. Ele não se curvou diante de Baal apenas, como teve a fé inteligente e agressiva de não aceitar aquela situação que contradizia sua fé em Deus”, destaca o Bispo Renato.
Elias não aceitou ver Israel naquela situação. Pois, ela ia contra tudo o que ele acreditava e pregava. Por isso, não pensou duas vezes. Ele partiu para o confronto. “Essa é a fé que nós devemos almejar ter também. Fé para não se curvar diante das propostas do mal, mas também para confrontar o mal e tomar de volta aquilo que é nosso por direito.  Elias preferia a morte do que a vida numa caverna”, esclareceu o Bispo.

Quarto grupo –  Dos profetas que professavam uma fé em Deus

Mesmo professando uma fé em Deus, diante da primeira ameaça de Jezabel, esses profetas se curvaram a Baal. Assim são muitas pessoas. Professam uma fé só de boca, mas na prática fazem tudo errado. “Vão à igreja, mas diante do primeiro apelo do mundo, se desviam e deixam a presença de Deus”, concluiu o Bispo Renato Cardoso.
Se você reconhece que tem estado no grupo errado lute para pertencer ao mesmo grupo do profeta Elias, cuja fé era completa.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Istock