Biometria: não espere que o seu Título Eleitoral seja cancelado
Realize o cadastramento o quanto antes. Saiba como
Em alguns estados do País, o sistema de cadastramento biométrico, que usa as impressões digitais para identificar o cidadão na hora do exercício e direito ao voto, se tornou obrigatório.
O projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral, que se iniciou com o piloto em 2008, tem como objetivo implantar, em âmbito nacional, a identificação e verificação biométrica da impressão digital, impedindo assim a possibilidade de fraudes. A intenção é garantir que todo e cada eleitor seja único.
Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar de quatro estados já terem finalizado o processo de cadastramento de seus eleitores, são eles Alagoas, Amapá, Tocantins e Sergipe, o órgão estima que todo o território brasileiro só esteja apto em 2022. Nesses locais, onde o cadastro já foi realizado, o voto por meio da biometria será obrigatório e quem não realizou o procedimento teve o título eleitoral cancelado.
Fique atento ao prazo
Não espere o fim do prazo no seu estado. Fique atento e realize o cadastro da biometria com tranquilidade. O processo requer a coleta de impressões digitais do eleitor, bem como a fotográfica e assinatura digitalizada, que são coletadas na hora do atendimento. Durante o procedimento, também é realizada a atualização do endereço domiciliar do cidadão e cadastrados os demais dados pessoais.
O calendário para o cadastro é de responsabilidade de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Consulte aqui um posto de atendimento em seu estado. Ou informe-se sobre o procedimento em um cartório ou no Poupatempo mais próximo.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral