Bancada evangélica de esquerda?

Trata-se de um grupo de pré-candidatos a vereador. Entenda por que esta onda não se sustenta

Imagem de capa - Bancada evangélica de esquerda?

A cada nova eleição, surgem novas frentes parlamentares lutando por algum movimento. A novidade para as eleições municipais de 2020, em São Paulo, é a autodenominada “bancada evangélica de esquerda”. Ela é formada por 20 pré-candidatos a vereador de diversos partidos de esquerda de várias cidades do Estado.

O grupo diz que pretende lutar contra o “equívoco teológico” promovido pela atual bancada evangélica. Seus membros dizem ainda que lutarão contra os parlamentares evangélicos conservadores e neopentecostais. Entre os participantes estão membros de movimentos coletivistas, como o feminista e o LGBT, em sua maioria, jovens.

Cristão de esquerda?
Esse é um tipo de movimento que surge para tentar deturpar a Palavra de Deus. Há duas razões para justificar o fato de um cristão ser de esquerda: ou ele não entende o que é ser esquerda ou não sabe o que é ser cristão. Isso porque países que adotam políticas de esquerda vivem sob regime absolutista, que tem como um de seus objetivos cercear a liberdade dos indivíduos, inclusive, a religiosa.

Outra característica de países que adotam posturas de esquerda é o comunismo. E entre as principais peculiaridades dele é a divisão dos meios de produção de forma igualitária para todos, confundindo igualdade com justiça social. Enquanto isso, o governo culpa toda uma sociedade pelo progresso ou regresso da nação – sem responsabilizar o indivíduo – mas prospera em cima dela.

Além disso, como a Igreja vai diretamente contra os ensinamentos da esquerda, o comunismo busca anulá-la na sociedade. Isso porque esse regime constitui um sistema ateísta, onde Deus é o Estado, que é quem cuida do indivíduo. Logo, a Igreja em si é vista como concorrente do comunismo. “É por isso que você vê, por exemplo, que na China é proibido ter a Bíblia e ter o trabalho da Igreja”, destacou o Bispo Renato Cardoso, durante o programa Entrelinhas, exibido na plataforma Univer Vídeo, que abordou o tema Pode um cristão ser de esquerda?

Vimos constantemente essa perseguição à Fé cristã acontecer não só na China, mas também em outros países com regime comunista, que têm o autoritarismo como uma de suas particularidades. De acordo com a Lista Mundial da Perseguição, elaborada pela organização Portas Abertas, a Coreia do Norte é o país onde mais se persegue cristãos no mundo. E o regime de governo lá também é comunista.

Países que tiveram influências da Rússia, antiga União Soviética, ainda hoje comunistas, também perseguem, discriminam e até torturam aqueles que professam a Fé cristã, como é o caso da própria China, do Vietnã e de Cuba.

É por esse motivo que o cristão deve lutar pela liberdade que o Senhor Jesus garantiu com tanto sacrifício, afinal, ela foi conquistada por um preço altíssimo que o próprio Senhor Jesus pagou pela nossa vida para que não ficássemos escravos de ninguém.

Como pode ser evangélico e lutar contra evangélicos?
Outro sinal de que a “bancada evangélica de esquerda” não faz o menor sentido é a desunião que já está enraizada no movimento desde seu início. “Eu quero fazer política para o evangélico que se opõe ao conservadorismo moral que é imposto por alguns líderes evangélicos”, disse um dos participantes do movimento em entrevista ao portal UOL.

Essa iniciativa, promovida contra quem não fez absolutamente nada contra ninguém, é uma prova de que o movimento já não nasce de boa forma. Afinal, como podem alguns cristãos, que deveriam ser irmãos em Jesus, lutar contra outros cristãos?

O próprio Senhor Jesus, quando esteve na Terra, afirmou que uma cidade dividida não permanecerá: “Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” (Mateus 12.25).

Em um post de seu blog, o Bispo Edir Macedo afirmou que divisões apontam para um grande egoísmo: “a divisão ou o partidarismo dentro das denominações evangélicas apontam egoísmo e servos de si mesmos. Como o Espírito Santo pode inspirar pessoas em meio à desunião, à desordem e à confusão? Ele não é Deus de confusão”.

Ele esclareceu ainda que no Reino de Deus deve existir, sobretudo, união. “Pois, assim como o Deus-Pai, Deus-Filho e o Deus-Espírito Santo são Um, também os cristãos têm de ser. Do contrário, não pertencem ao Senhor Jesus Cristo”, completou o Bispo Macedo.

O apóstolo Paulo também alertou que Deus não é de confusão, mas de paz: “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” (1 Coríntios 14.33).

Tentam dividir os evangélicos e não é de hoje

A notícia da “bancada evangélica de esquerda” foi publicada pelo portal UOL, inicialmente, mas também foi pauta do jornal Folha de S.Paulo. O texto escrito por Wanderley Preite mais parece uma cartilha de divulgação do que um texto jornalístico de fato. O jornalista não deu voz aos neopentecostais e não buscou a opinião dos atuais membros de bancadas evangélicas do Estado. Apenas utilizou o espaço para promover a desunião entre os evangélicos.

bancada evangélica  de esquerda?

É importante ressaltar que o portal UOL possui um vasto histórico de ataques contra cristãos e, ao dar voz apenas a um lado, presta um desserviço e reforça a ideia de tentativa de divisão. Em 2017, o portal publicou uma notícia com o título Igreja Universal “expulsa” canal adventista da operadora Sky.

No texto, de autoria do jornalista Ricardo Feltrin, o leitor era levado a acreditar que a Universal teria tomado à força o horário de programação da Igreja Adventista na operadora Sky. Uma mentira para incitar a desunião entre membros das duas instituições.

Todavia essa tentativa de promover o ódio entre os cristãos não é exclusividade do portal UOL. Outros veículos de comunicação também não perdem a oportunidade de atacar a Fé dos evangélicos no País e produzir fake news (notícias falsas), inclusive sobre a Universal (veja, por exemplo, a reportagem da página 16).

Sendo assim, enquanto a Igreja do Senhor Jesus não é arrebatada por Ele, os cristãos devem lutar para que suas vozes sejam ouvidas, seus princípios mantidos e, acima de tudo, sua Fé respeitada.

É preciso ficar atento aos movimentos que possuem “discursos bonitos” e populistas, além de conhecer a origem deles e a fé que professam. Dessa forma, você conseguirá identificar as farsas que surgem por aí.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Getty images