Até que ponto vale a pena insistir em uma relação?

Veja como Ivonete Silva encontrou a saída para seus problemas e alcançou a verdadeira felicidade amorosa

Imagem de capa - Até que ponto vale a pena insistir em uma relação?

Todos nós temos defeitos e diferenças. Em uma relação afetiva, aprender a lidar com essas questões é fundamental. Entretanto existem comportamentos que tornam um relacionamento insustentável e, nesses casos, é preciso saber a hora de mudar ou colocar um ponto final no sofrimento que causamos ou que nos é causado.

Ivonete de Santana do Vale Silva, de 38 anos, passou por muitas dificuldades em sua vida, como problemas na família, no casamento, na vida financeira e na saúde. Quando Ivonete tinha apenas 15 anos, ela começou a trabalhar na casa de uma família para auxiliar seus pais com as contas do lar. Sua mãe tinha uma doença de pele muito grave e Ivonete trabalhava para ajudar a comprar os remédios. Pouco tempo depois, seu pai faleceu e ela passou a tomar conta de seus seis irmãos.

Ivonete conheceu seu atual marido, Francisco Eurismar Fernandes da Silva, de 40 anos, por meio de seu tio, que os apresentou. Eles começaram a conversar, fizeram amizade e passaram a namorar. Depois de um ano de namoro, eles se casaram com a certeza de que eram feitos um para o outro, mas, ao longo do tempo, começaram a surgir os problemas. Francisco bebia demais e passava noites fora de casa.

Ele começou a se envolver com amizades erradas e deixou Ivonete de lado por diversas vezes, mesmo sabendo da luta dela para cuidar da mãe e dos irmãos.

Depois de dois anos de casamento, a mãe de Ivonete faleceu. Ela conta que não sabia como seguir em frente. “Minha mãe era tudo para mim. Eu literalmente perdi o meu chão. Além de todos esses problemas, eu não tinha um marido presente para me apoiar e me ajudar nas horas mais difíceis”, diz Ivonete.

Ivonete explica que desenvolveu um quadro de depressão. Ela passava horas trancada em seu quarto, chorava o tempo todo e não tinha mais forças para viver. “Minha irmã me falava para buscar forças, pois eu tinha meus irmãos e meu marido que precisavam da minha ajuda, do meu cuidado e do meu carinho, mas eu não sabia como me reerguer.”

Depois de todos esses acontecimentos, ela descobriu que seu marido a traiu com outra mulher: “perdi tudo o que tinha e não me restavam forças. Eu tentei me matar três vezes. Já não tinha mais forças nem para me levantar da cama”.

O casal se separou, mas Francisco visitava Ivonete nos finais de semana. Um dia, ele disse a ela que havia conhecido Deus e a convidou para ir à Igreja: “ali eu vi que a nossa vida pode mudar completamente quando usamos a Fé”, diz Francisco. Ivonete, porém, não acreditava nas palavras dele.

Até que ponto vale a pena insistir em uma relação?

Com muita luta e persistência, Francisco a convidou para ir a uma reunião da Terapia do Amor. Eles passaram a frequentar a Igreja Universal e suas vidas foram mudando com sacrifícios, propósitos e entrega. Por fim, eles se reconciliaram e se casaram novamente.

A cerimônia ocorreu na Igreja Universal de Osasco, no dia 12 de setembro de 2011. “Somos parceiros em tudo, hoje eu o considero o meu melhor amigo”, finaliza Ivonete.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Cedida e getty images