Asa: a "lâmpada de Jerusalém"

O novo rei de Judá chega ao Univer Vídeo esta semana e ensinará ao público que o caráter de um homem é capaz de transformar a realidade espiritual de toda uma nação

Imagem de capa - Asa: a "lâmpada de Jerusalém"

Se você acompanhou a série Reis ao longo dos últimos anos deve lembrar que cada rei de Israel teve suas peculiaridades. Com a estreia da 13ª temporada da trama, intitulada A Esperança, que chega ao Univer Vídeo na próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, é a vez de Asa assumir o trono de Judá. Filho de Abias e descendente da linhagem de Davi, Asa não é somente mais um rei israelita dentre os que já foram apresentados na série.

Aline Munhoz, uma das autoras dessa temporada, explica que Asa marcou um período de transformação espiritual e política em Judá. “Reconhecido por Deus como a ‘lâmpada de Jerusalém’ (1 Reis 15.4), Asa trouxe uma luz renovadora para o reino, após anos de trevas e afastamento da Vontade Divina. Seu reinado ficou gravado como um marco de renovação e fidelidade ao Senhor”, aponta.

No Texto Sagrado, ele é descrito como aquele que “Fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai. Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais fizeram. (…) foi o coração de Asa reto para com o Senhor todos os seus dias” (1 Reis 15.11-14). Isso revela muito sobre ele, que não teve uma boa referência de seu pai, Abias, e iniciou seu reinado quando o reino de Judá estava mergulhado na idolatria. Todavia, ao contrário dos homens que usaram a coroa antes dele, Asa demonstrou coragem e zelo por Deus ao se revoltar contra essa realidade.

Coragem e fidelidade

Na série, Asa, interpretado por Ricky Tavares, promoverá uma ampla reforma espiritual em Judá, eliminando os ídolos e destruindo os altares pagãos, enquanto combate a prática dos cultos imorais, inclusive em sua família. Mas sua principal atitude será conduzir o povo à adoração exclusiva ao Senhor.

Aline revela que o processo de construção do personagem foi desafiador, mas também muito gratificante, como um complexo quebra-cabeça que desenhou esse rei com características marcantes como fidelidade, coragem, fé e humildade: “Apesar de suas qualidades notáveis, Asa não é perfeito. Ele é um ser humano, sujeito a falhas, assim como qualquer um de nós. Esse equilíbrio tornou a sua construção bem interessante, já que, mesmo com um início brilhante e um coração alinhado à Vontade de Deus, ele cometeu erros, alguns deles bem sérios. Para trabalhar nesse processo foi necessário unir todos os detalhes e sutilezas presentes nos textos bíblicos. Cada versículo, cada nuance se tornou essencial para construir o arco de Asa, desde o começo promissor de seu reinado até os momentos de queda e imperfeição e restauração”.

Um banquete para você

Asa: a "lâmpada de Jerusalém"Durante os 25 capítulos de Reis – A Esperança, Asa será retratado como um homem de caráter notável e respeitável, cuja liderança excepcional inspirará sua nação. “Sua fidelidade e coragem o diferenciam como um rei justo e compassivo, que pensa no bem-estar de seu povo acima de tudo. Essa postura o coloca em evidência como um governante único, algo que Judá não via desde os dias do rei Davi. Sua reputação ultrapassa as fronteiras de Judá, atraindo pessoas de todas as partes de Israel que desejam se aliar a um rei cujo reino reflete justiça e lealdade a Deus”, enfatiza.

A temporada ainda vai mostrar o fim da relação de Asa com Maaca (Claudia Mauro), a rainha-mãe, que se tornou uma figura polêmica e um obstáculo durante parte da jornada do atual rei de Judá. Outro destaque é a história de amor entre Asa e Azuba (Anna Rita Cerqueira), um relacionamento que representará um alicerce efetivo em meio às tribulações do reinado. A interação de Asa com seus administradores, trabalhando em benefício do povo de Judá, e com os sacerdotes do Templo também serão retratados na tela, bem como o rei Baasa (Paulo César Grande), rei do norte que assumirá o papel de antagonista.

Segundo Aline, “a maior lição da temporada será a importância de manter a fé.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Jps Freitas e Leandro Márcio