As belas vistas de Roraima

Em 2024, as igrejas de Bonfim e Cidadão passaram por mudanças significativas. Agora, a conclusão do Templo Maior, em Boa Vista, promete inaugurar um novo capítulo para a Universal no Estado

Imagem de capa - As belas vistas de Roraima

A presença da Igreja Universal em Roraima serve, há mais de três décadas, de ponto de apoio espiritual e social para milhares de pessoas. Estabelecida há 32 anos no Estado, a instituição mantém atualmente 32 igrejas que, juntas, recebem semanalmente cerca de 4,5 mil pessoas – só na sede atual, em Boa Vista, mais de 1,1 mil pessoas participam das reuniões todas as semanas. Em 2024, duas igrejas passaram por mudanças significativas: as de Bonfim e Cidadão. No município de Bonfim, que faz fronteira com a Guiana, a antiga estrutura deu lugar a uma nova sede com capacidade para 200 pessoas. A obra, concluída em apenas oito meses, foi reinaugurada, em 1º de dezembro de 2024, com casa cheia. Já no bairro Cidadão, na região periférica de Boa Vista, a sede passou por reforma e ampliação. Os trabalhos duraram cinco meses e permitiram elevar a capacidade de recepção para 150 pessoas e oferecer à comunidade um espaço digno e acolhedor.

Impacto além das paredes

À Folha Universal, o Bispo Wagner Fernandes Alves, que está à frente do trabalho evangelístico da Universal no Estado, observou que essas iniciativas refletem o compromisso contínuo da Igreja com o bem-estar físico, emocional e espiritual da população. “A Igreja de Bonfim era considerada a pior em estrutura no Estado. Hoje, é uma ‘princesinha’. A comunidade recebeu o novo espaço com alegria e gratidão”, comentou. Além do caráter espiritual, as construções promovem melhorias sociais e econômicas nos locais onde são implementadas. “Elas geram empregos, movimentam o comércio e valorizam os bairros. Em algumas regiões, a presença da Igreja motivou até investimentos da prefeitura em infraestrutura”, destacou o Bispo.

Localizado na região Norte do País, o Estado de Roraima faz fronteira com a Venezuela e a Guiana e é o menos populoso do Brasil. Com pouco mais de 716 mil habitantes – 470 mil apenas na capital –, como estimou, em 2024, o Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), o local enfrenta desafios típicos de uma cidade ainda em expansão urbana. “Estamos vendo o surgimento de muitos bairros novos, muitos ainda sem nenhuma igreja, de nenhuma denominação. A abertura de uma Igreja Universal é fundamental, pois promove os princípios cristãos e contribui para a diminuição da violência”, disse o Bispo.

Portas abertas sempre

As belas vistas de RoraimaA Universal em Roraima, como as demais, é um “pronto-socorro espiritual”, citou o Bispo, com atendimentos diários de manhã, de tarde e à noite. Pessoas que sofrem conseguem fazer, graças às suas portas abertas, uma virada de página. “Quase todos os dias recebemos pessoas que tentaram suicídio ou estão com esse tipo de pensamento. Também é grande o número de casos de depressão, ansiedade, vícios e doenças. São pessoas que encontram na Fé um novo começo”, acrescentou.

Outra importante frente de atuação é com os imigrantes. Com reuniões em espanhol em algumas localidades, a Universal tem se tornado um ponto de apoio para os venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida. “É um trabalho humanitário e espiritual. Muitos chegam sem nada e aqui encontram acolhimento, escuta e Fé”, concluiu o Bispo.

As belas vistas de RoraimaDe casa nova

A expectativa dos roraimenses agora se volta para a nova catedral em Boa Vista, localizada na Avenida Mário Homem de Melo, 404. Com capacidade para mais de 1,6 mil pessoas e 300 vagas de estacionamento coberto com placas solares, a obra será a primeira catedral do Brasil totalmente autossustentável. “A nova catedral será um símbolo de Fé, modernidade, sustentabilidade e inclusão. Além disso, oferecerá à população um espaço seguro e confortável para buscar a Presença de Deus”, disse o Bispo Wagner Fernandes Alves.

Semana Especial

A inauguração do Templo Maior de Boa Vista está marcada para 17 de agosto, mas a celebração se estenderá por vários dias.

Confira a programação

  • Domingo, 17/8: A Bênção para Todas as Famílias, com o Bispo Renato Cardoso e Cristiane Cardoso, às 18h.
  • Segunda-feira, 18/8: A Bênção da Multiplicação, com o Bispo Alessandro Paschoall, às 19h.
  • Terça-feira, 19/8: A Corrente dos 70 Apóstolos para os Milagres na Saúde, com o Bispo Wagner Alves, às 19h.
  • Quarta-feira, 20/8: A Noite da Renovação com o Espírito Santo, com o Bispo Josué Amorim, do Amapá, às 19h.
  • Quinta-feira, 21/8: Terapia do Amor, com o Bispo Carlos Oliveira, de São Paulo, às 19h.
  • Sexta-feira, 22/8: A Noite da Libertação Total, com o Bispo Alessandre Freitas, de Goiás, às 19h.
  • Domingo, 24/8: Concentração de Fé, Milagres e Salvação, com o Bispo Edgard Brum, de São Paulo, às 9h30.
  • Domingo, 31/8: Inauguração do Polo FJU, com o Bispo Celso Júnior, às 9h30 e às 16h.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Cedidas