As 7 bênçãos que Abraão recebeu de Deus

O assunto foi abordado pelo Bispo Edir Macedo na Escola da Fé Inteligente desta quarta-feira, 09. Saiba mais

Imagem de capa - As 7 bênçãos que Abraão recebeu de Deus

O Bispo Edir Macedo, durante a Escola da Fé Inteligente realizada nesta quarta-feira, 9 de setembro, diretamente do Templo de Salomão, deu continuidade ao assunto iniciado na semana passada a respeito do chamado de Abraão:

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.” Gênesis 12.1

Vale ressaltar que ao ser chamado por Deus, Abraão não tinha o entendimento de uma pessoa cheia do Espírito Santo. Aliás, ele vivia na idolatria. Porém, Deus o escolheu por causa da sua fidelidade para com Sara.

“Quer dizer, Abraão era um pecador, mas tinha caráter. Ele era leal à sua esposa e isso, com certeza, deve ter pesado na escolha por Abraão. Pois, ele carregava um caráter de justiça”, enfatizou.

E é isso o que Deus avalia: o senso de justiça (ou seja, de fazer o que é certo) de uma pessoa.

Primeiro o Reino de Deus

Um detalhe interessante apontado pelo Bispo é que a primeira coisa que Deus falou para Abraão foi “sai” e Ele não ficou tentando convencê-lo a obedecer.

“Deus não mostrou a terra, não Se mostrou para Abraão, não fez as promessas para ele antes de falar ‘sai da tua terra’, o que coaduna com o que Jesus falou: ‘Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas'”, pontuou.

E, de fato, só depois da ordem para sair de Harã é que Deus concede as promessas para Abraão:

1. Far-te-ei uma grande nação (porém, vale lembrar que Abraão tinha 75 anos e Sara tinha 65 e era estéril, ou seja, como uma grande nação poderia surgir dessas condições?);
2. Abençoar-te-ei;
3. Engrandecerei o teu nome;
4. Tu serás uma bênção;
5. Abençoarei os que te abençoarem;
6. Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem;
7. Em ti serão benditas todas as famílias da terra (em outras palavras, Deus disse: “Benditas serão as famílias que terão a oportunidade que Eu estou dando para você”).

E, diante dessa Palavra, a reação de Abraão foi imediata:

“Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” Gênesis 12.4

Ou seja, no mesmo instante, Abraão saiu daquela terra. O Bispo Macedo explicou que naqueles tempos ninguém se movia de uma terra para outra se não fosse por causa de uma fuga ou devido a fome assolar o local onde se habitava. Nenhum dos casos se aplicavam a Abraão, pois ele era rico quando saiu de Harã. Mas, Deus estava falando para ele sair e colocar em primeiro lugar a obediência à Sua Palavra.

Com base nesta explicação sobre a história de Abraão, precisamos avaliar a qualidade da nossa fé: “Se você quer ser abençoado, tem que honrar a sua palavra. Tem que ser verdadeiro, correto, honesto. Isso é difícil para quem não tem caráter, mas para quem tem é um prazer”, enfatizou.

Assista no vídeo abaixo à reunião na íntegra:

Participe das reuniões

Quando você participa dos encontros que ocorrem na Igreja, a sua fé se fortalece. Por isso, clique aqui e encontre a Universal mais próxima de sua casa e não perca o que tem sido ensinado, com base na Bíblia.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Reprodução A Bíblia / History Channel