Apocalipse: assunto foi polêmico entre Ivete Sangalo e Baby do Brasil

O que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos?

Imagem de capa - Apocalipse: assunto foi polêmico entre Ivete Sangalo e Baby do Brasil

Um acontecimento envolvendo Ivete Sangalo e Baby do Brasil durante o Carnaval em Salvador (BA), no dia 10 de fevereiro, foi polemizado pela internet. Tudo começou quando Baby disse para Ivete, no meio da multidão que acompanhava o evento: “todos atentos porque entramos em Apocalipse […]. Procure o Senhor enquanto é possível”. Em seguida, Ivete disse que iria “macetar” (impedir) o Apocalipse, fazendo uma referência a uma música. Teve, inclusive, quem opinou que o contexto não era adequado para o assunto e muitos outros comentários surgiram nas redes sociais, tamanha foi a repercussão do ocorrido.

“O que é o Apocalipse segundo a Bíblia?”

O Apocalipse foi uma revelação dada pelo Senhor Jesus ao apóstolo João. O objetivo do livro é alertar as pessoas sobre como será o último tempo deste mundo e sobre o Juízo Final.

Como alertou o Bispo Renato Cardoso: “É uma prestação de contas. Sabe aquela história de ‘a conta chega’? Então, ela vai chegar”. No Juízo Final, todas as pessoas se apresentarão diante de Deus e o que foi feito em vida virá à tona. Ali, Deus separará as “ovelhas” dos “bodes” (Mateus 25:31-41).

Ouça a mensagem completa do Bispo Renato sobre este assunto.

“É possível saber se estamos caminhando para o fim?”

Sim, por meio dos sinais. Em Mateus 24, o Senhor Jesus deixou uma lista de acontecimentos que apontam para o fim propriamente dito. Por isso é importante conhecê-los em detalhe. Por exemplo, Ele explicou que, entre os sinais, estariam as “guerras e rumores de guerras” (Mateus 24:6) e temos visto conflitos estourando em vários lugares do planeta.

“Porém, tragédias sempre ocorreram no mundo”

É verdade. Mas a diferença com relação ao final bíblico está no conjunto dos sinais (não são fatos isolados) e na intensidade com que eles acontecem. Em Mateus 24, o Senhor Jesus esclarece que quanto mais próximo do fim, maiores e mais constantes serão os sinais (algo reforçado pelo apóstolo Paulo em 1 Tessalonicenses 5:3, em “as dores de parto”). Em outras palavras: os fenômenos da natureza e as forças dos armamentos utilizados nas guerras, por exemplo, ganharão proporções cada vez mais gigantescas em escala global.

“Mas por que o Apocalipse ainda não aconteceu?”

O apóstolo Pedro, na Bíblia, esclarece que Deus está dando tempo para as pessoas se arrependerem. Por ser longânimo, Ele insiste na Sua mensagem de Salvação. Entretanto, haverá um momento que o fim será marcado, como é apresentado no Apocalipse. É verdade que Deus é bom, mas a maldade não dura para sempre, porque o salário do pecado é a morte eterna (Romanos 6:23), as pessoas simplesmente colhem o que plantam. O divisor de águas entre “o princípio das dores” e a consumação é o surgimento do anticristo (Apocalipse 6:2). Segundo a Bíblia, antes do fim, virão tempos de uma falsa paz por meio desse líder político e depois grandes tragédias acontecerão sobre a Terra como nunca antes. Portanto, ninguém poderá dizer que não sabia.

Leia:

  • “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da Sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pedro 3:3-4).
  • “O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (2 Pedro 3:9).
  • “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3).

O que mais você precisa saber:

Como podemos observar, o final dos tempos segundo a Bíblia envolve muitos detalhes e acontecimentos. Por isso, é importante que você confira o livro “A Terra vai pegar fogo“, que esclarece versículo a versículo o conteúdo completo do livro bíblico de Apocalipse.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock