Antes de gastar o 13º pense nisto
O apelo do comércio no final do ano faz muitas pessoas cairem em ciladas. Entenda
O fim de ano é marcado por festas, confraternizações, presentes e os famosos descontos da Black Friday. O 13º salário mal caiu na conta e muitos já têm uma lista do que vão comprar com o dinheiro.
Não dá para negar que muitas propagandas são tentadoras, mas é preciso planejar para não se endividar e gastar seu suado dinheiro com coisas que muitas vezes nem são necessárias.
Dicas:
A escritora Patrícia Lages, especialista em finanças e empreendedorismo dá algumas dicas importantes sobre o que fazer com o valor a mais:
- Antes de gastar o 13º é importante primeiro pensar em pagar dívidas, de preferência as com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial;
- A falta de planejamento é o principal motivo para o endividamento, por isso é prudente guardar o valor como uma reserva financeira;
- Se for às compras, antes tenha um diagnóstico de suas finanças, ou seja, tenha ciência de todas as contas a pagar, parcelamentos e gastos de início de ano (como IPTU, IPVA, material escolar, etc). Faça um planejamento incluindo todos esses valores;
- Não compre por impulso e adie compras desnecessárias. Pense se você realmente necessita daquilo;
- É sempre preferível comprar à vista, mas se escolher à prazo, pense no impacto que isso trará ao seu orçamento;
- Faça uma lista do que precisa comprar e tire um tempo para pesquisar os melhores preços,
- Por fim, fique atento para não cair em golpes. Desconfie de sites em que o valor está muito mais barato que o normal, vendas com depósito em dinheiro e produtos importados sem pagamento de impostos.
Participe:
Busque a sabedoria divina para prosperar e utilizar bem seus ganhos nas palestras “Prosperidade com Deus”. Elas acontecem todas as segundas-feiras no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 20h.