Anjos da Noite: voluntários levam esperança a quem vive invisível nas ruas

Projeto da Igreja Universal oferece cuidado, alimento e uma Palavra de fé a moradores de rua nos Estados Unidos

Imagem de capa - Anjos da Noite: voluntários levam esperança a quem vive invisível nas ruas

Se os Estados Unidos são conhecidos como “o país das oportunidades”, a realidade nas ruas revela um contraste que não pode ser ignorado. Embora o chamado “sonho americano” atraia milhares de pessoas, a falta de moradia segue sendo um problema crescente no país. Diante desse cenário, o grupo Anjos da Noite, da Igreja Universal, desenvolve ações que vão além da assistência social e alcançam o ser humano em sua totalidade.

Um retrato da crise social

De acordo com o relatório mais recente do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA (HUD), em janeiro de 2024, cerca de 771.480 pessoas viviam em situação de rua. O número inclui tanto quem estava em abrigos quanto aqueles sem moradia adequada. Entre os principais fatores estão a falta de aluguel acessível, o desemprego, conflitos familiares, além do vício em álcool e drogas.

Além disso, dados da National Alliance to End Homelessness indicam que, entre 2022 e 2023, o número de pessoas em situação de rua aumentou consideravelmente em 21 estados, como Texas, Flórida, Illinois e Havaí. Nesse contexto, iniciativas que unem assistência e fé tornam-se ainda mais necessárias.

Uma noite de cuidado e fé

Foi com esse propósito que, na noite do dia 27 de janeiro, voluntários do projeto Anjos da Noite, de Miami, Flórida, realizaram mais uma ação voltada a pessoas em situação de rua. Na ocasião, o grupo levou não apenas o alimento físico, mas também o alimento espiritual àqueles que enfrentam um momento difícil e, muitas vezes, de total abandono.

O trabalho, desenvolvido pela Universal, é formado por voluntários que se dedicam a ouvir, orientar e levar uma palavra de fé capaz de gerar transformação. Mais do que suprir necessidades imediatas, a ação busca restaurar a dignidade e reacender a esperança.

Assista ao vídeo:

Mãos que estendem cuidado e esperança

Imagens como as do vídeo acima impulsionam os voluntários a continuarem indo ao encontro de pessoas que, aos olhos da sociedade, parecem não ter nada a oferecer, mas que são preciosas para Deus. O projeto se baseia na passagem bíblica de Mateus 25:35-36, que destaca o cuidado com o necessitado como expressão prática da fé.

Assim, o Anjos da Noite se torna a materialização dessas palavras. Onde há fome, há mãos que alimentam; onde há abandono, há cuidado; e onde existe prisão emocional e espiritual, há a oportunidade de libertação.

O projeto acontece semanalmente em diversas cidades dos Estados Unidos. E, também já alcançou milhares de vidas também no Brasil, na Europa, na África e na Ásia.

Para acompanhar as ações realizadas pelos grupos da Universal, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução