"Aliviar a bagagem" é importante para o relacionamento

Geovana seguiu as dicas do livro Namoro Blindado e conquistou uma relação saudável com Felipe

Imagem de capa - "Aliviar a bagagem" é importante para o relacionamento

Antes de viajar, preparamos as malas e muitas vezes colocamos roupas demais, o que deixa a bagagem pesada. E, com o término de um relacionamento, não é diferente, só que em vez de roupas as pessoas enchem a mala de sentimentos ruins, o que pode prejudicar o próximo relacionamento amoroso.

Foi o que aconteceu com Geovana Nascimento, de 19 anos. Ela carregou essa bagagem pesada de sentimentos ruins de um namoro conturbado para a atual relação.

A moça conta que no namoro anterior havia ciúmes e traições. “Vivíamos brigando por coisas banais e não tínhamos respeito um pelo outro. Eu cheguei a me envolver com garotas sem que ele soubesse. Foi nesse momento que decidimos terminar”, afirma. Após essa experiência, ela se tornou muito insegura e quando conheceu o atual namorado, Felipe Ferreira, de 23 anos, o comparava com o ex. “Fiquei traumatizada e não conseguia confiar em outra pessoa. Minha falta de confiança me afastava dele. Quando vi que ele não conseguia ser como ‘eu’ queria, até pensei em terminar o namoro”, relata.

Quando os escritores Renato e Cristiane Cardoso lançaram o livro Namoro Blindado, Geovana e Felipe viram que a obra seria um manual para ajudá-los com os problemas que enfrentavam. “Os capítulos iniciais retratam exatamente o que eu estava passando. Percebi que eu não conseguia abandonar as bagagens do relacionamento anterior, o que atrapalhava a minha autoestima e me impedia de conhecer outra pessoa. Mas aprendi a não deixar o passado interferir no presente e no futuro. Entendi que precisava cuidar primeiro de mim para conseguir cuidar de outra pessoa”, diz.

Após colocar em prática os ensinamentos do livro e fazer as tarefas de cada capítulo, a jovem viu os resultados. “Hoje eu faço minha própria história. O desgosto do passado não me impede de escrever algo novo. Estou bem resolvida comigo mesma e com meu passado. E a base de tudo é o autor do amor, Deus. Sem Ele sei que não conquistaria o relacionamento maravilhoso que tenho hoje”, completa.

O namoro no século 21

De acordo com Renato Cardoso, a falta de definição dos relacionamentos atuais tem causado uma grande confusão na cabeça das pessoas. Muitas delas se unem com interesse em ter mais intimidade e menos compromisso, muita curtição e pouca responsabilidade. “Por não saber a definição correta, as pessoas não estão sabendo conduzir o namoro, muitas estão errando na escolha, cegas por seus sentimentos”, afirma.

Segundo a escritora Cristiane Cardoso, namorar é um processo de descoberta do que está dentro de cada um dos parceiros, com o intuito de chegar à definição de prosseguir para o casamento. E o primeiro passo antes de se envolver com alguém é perguntar a si mesmo se está no momento ideal. “De nada adianta encontrar a pessoa certa se não for no tempo certo para começar um relacionamento. Será como se aquela pessoa não fosse certa para você”.

Se você deseja ter mais dicas de como ser feliz antes, durante e depois do namoro, conheça o livro Namoro Blindado. A leitura é indicada para os que desejam aprender mais sobre o amor inteligente. Para adquirir a obra, acesse o site namoroblindado.com ou arcacenter.com.br.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Vieira / Foto: Marcelo Alves