"Ajudar Faz Bem" leva assistência a cerca de 3,3 mil idosos no Brasil
Iniciativa chega à 4ª edição em 2025 e acontece em mais 82 países
No fim de semana dos dias 20 e 21 de setembro, uma ação nacional do programa Grupo Cabele Universal vai levar ajuda a pessoas da terceira idade que enfrentam dificuldades, especialmente aquelas decorrentes do isolamento. Na mobilização, os voluntários vão auxiliar com tarefas domésticas, acolhimento e orientação.
Previamente identificados e cadastrados, eles vão receber a visita dos integrantes do Calebe no sábado e no domingo, em 2.749 endereços do país. A ação também acontece em 82 países entre eles Ilhas Maurício, Camarões, México, Haiti e Quênia.
Com 10.500 voluntários, a ação será realizada nos 26 estados e no Distrito Federal. Fazem parte da mobilização outros 1.420 profissionais, que vão contribuir com serviços de manicure, cabeleireiro, designer de sobrancelha, maquiagem, massoterapia, alvenaria e pintura.
Na agenda de atividades estão previstas a oferta de café da manhã saudável, limpeza da casa e almoço, além da doação de mais de 4.700 itens, entre cestas básicas, frutas, roupas, fraldas geriátricas e kits de higiene pessoal. Pensando em melhorar a autoestima de cada um, haverá também atendimento estético, com corte de cabelo e manicure. Ademais, durante as visitas poderão ser feitos reparos na casa e em itens domésticos, a depender da situação de cada imóvel.
Dados do último Censo do IBGE (2022) mostram que os idosos representam a maioria das pessoas (28,7%) que moram sozinhas no Brasil. O número corresponde a mais de 5,6 milhões de idosos no país, sendo cerca de 1,3 milhão só no estado de São Paulo. Segundo as autoridades, o isolamento pode esconder um cenário de abuso e violência contra as pessoas da terceira idade. Só no Distrito Federal, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania registrou nos últimos dois anos média diária de 35 denúncias de abandono. Ainda de acordo com o levantamento, os casos também incluem humilhações, desvio de aposentadoria, golpes virtuais e negligência em tratamentos médicos.
Em quatro anos, mais de 11.600 beneficiados
Voltado à promoção de atividades inclusivas e de saúde e bem-estar para pessoas com mais de 60 anos de idade, o Grupo Calebe Universal criou a ação Ajudar Faz Bem há quatro anos, beneficiando, por ela desde então, 11.659 pessoas.
Helenilton Inocêncio, de 67 anos, que estava numa fase muito delicada, recebeu a visita dos voluntários na mobilização de 2024. “Quem, morando sozinho, sobreviveria a uma cirurgia de fígado? O pessoal do grupo me dava comida, arrumava minha casa, porque eu não podia fazer nada. Eu só posso ser grato a Deus e ao projeto que tem pessoas de coração aberto e sincero”, agradeceu o senhor, que hoje, já recuperado, participa ativamente das atividades do programa social no Rio de Janeiro.
O responsável pelo Calebe, Valter Pereira, explica que “os voluntários chegam até esses idosos por meio das visitas realizadas nas comunidades e também pelo acompanhamento constante feito na igreja, através dos projetos do Grupo”. E finaliza dizendo também que “o cuidado não termina quando a visita acaba, mas continua no dia a dia, mostrando que a solidariedade e a fé andam de mãos dadas e impactam tanto quem recebe quanto quem doa um pouco do seu tempo e amor.”
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo